Informação atualizada
Dia Internacional das Cooperativas, Coimbra, 6 de julho 2019
O Dia Internacional das Cooperativas será este ano assinalado em Coimbra, no dia 6 de julho, tendo como anfitriã a Plural, Cooperativa Farmacêutica, CRL. A organização da iniciativa cabe às confederações representativas do movimento cooperativo em Portugal, Confecoop e Confagri, com o apoio da CASES. Todos os anos a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) lança um tema para a sensibilização e consciencialização da importância das cooperativas nas mais diversas áreas da sociedade. Este ano apela-se ao lugar que as cooperativas assumem e devem continuar a assumir na dignificação do trabalho. A Mútua, primeira e única cooperativa de utentes de seguros portuguesa, não faltará a estas celebrações.
Em todas as áreas de atividade, sociais, financeiras, setores primários como pesca ou agricultura, de consumo, culturais, educacionais, entre outras, as cooperativas centram a sua ação nas pessoas, e priorizam o desenvolvimento humano e a justiça social no local de trabalho. Tal como afirma o presidente da ACI, Ariel Guarco “As cooperativas ajudam a preservar o emprego e promovem o trabalho decente em todos os setores da economia. Através da participação, os membros têm uma motivação para mudar as suas vidas, as suas comunidades e o mundo”.
O emprego cooperativo está longe de ser um fenómeno marginal. De acordo com uma estimativa recente, as cooperativas em todo o mundo empregam ou são a principal fonte de renda para mais de 279 milhões de pessoas – quase 10% do total da população trabalhadora da humanidade.
Além desses números, diferentes estudos confirmam que na comparação com o emprego em outros setores, os trabalhos cooperativos:
– tendem a ser mais sustentáveis ao longo do tempo;
– a diferença entre os salários de cargos de maior e menor responsabilidade é menor;
– distribuem-se mais uniformemente entre áreas rurais e urbanas.
“Por um Trabalho Digno”
Dada a crescente desigualdade de hoje, o aumento da insegurança no emprego e altos níveis de desemprego, particularmente entre os jovens, o tema de 2019 #Coopsday foi escolhido para apoiar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8: “Desenvolvimento inclusivo e trabalho decente”.
Como empresas centradas nas pessoas e atores-chave do desenvolvimento (de acordo com o Consenso Europeu sobre Desenvolvimento de 2017), as cooperativas têm um papel importante a desempenhar na criação de empregos decentes e na capacitação económica e social das comunidades locais. O princípio do cooperativismo Gestão democrática pelos associados permite que as comunidades possuam e giram as cooperativas coletivamente, através do controlo democrático que traz crescimento inclusivo e sustentável, sem deixar ninguém para trás.
Como as cooperativas são empresas geridas pelos seus valores, que pertencem aos seus membros, que as controlam e dirigem, os trabalhadores cooperativos experimentam “uma busca por eficiência, flexibilidade compartilhada, um senso de participação, um ambiente familiar e um forte senso de identidade”, conforme revelado na série de entrevistas realizadas em dez países diferentes em todo o mundo, em conexão com a publicação Cooperatives and Employment: a Global Report.
Participe nas comemorações deste Dia!
Download programa da iniciativaInscrições – a entrada é gratuita mas solicita-se inscrição para uma melhor organização do evento: clique aqui.
Mensagem da organização:
No Dia Internacional das Cooperativas deste ano (Coopsday), que será celebrado no próximo dia 6 de julho, nós, enquanto cooperativas, pretendemos tornar público a manifestamos do nosso compromisso com o trabalho decente.
Para o fazer juntamos forças com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma organização com quem trabalhamos de mão(s) dada(s) desde que foi criada, e que este ano comemora o seu centenário, focando especialmente o futuro do trabalho.
Nesse sentido, o programa contempla a conferência sob o tema “Desenvolvimento Inclusivo – As Cooperativas por um trabalho digno” , com uma intervenção da responsabilidade da Dra. Ana Paula Rosa, Gestora de Programas na Organização Internacional do Trabalho.
O evento contará com a presença dos principais dirigentes cooperativos e com a presença do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
A presença de todos é essencial para a afirmação do Cooperativismo e da Economia Social.
Saudações Cooperativistas,
Fontes consultadas: https://www.ica.coop/ (Site da ACI)