Conselho Regional do Norte da Mútua dos Pescadores

Dificuldades na pesca polivalente, condições de habitação dos pescadores estrangeiros são alguns dos problemas apontados pelos dirigentes da Mútua

O Conselho de Administração da Mútua prossegue as reuniões dos Conselhos Regionais, tendo reunido já o Conselho Regional do Sul, da Madeira, do Algarve, e agora do Norte. Prestam-se contas da atividade da Mútua e debate-se a atualidade do setor marítimo, das pescas e das comunidades ribeirinhas, tentando traçar linhas de trabalho para o corrente ano, em cada zona.

Na região Norte destaque para as dificuldades da pesca polivalente sobretudo por causa da falta de pessoal e quebra nalgumas espécies, e a situação em que se encontram os pescadores estrangeiros, com as dificuldades na habitação. Outras situações foram objeto de discussão como as condições de falta de segurança nalguns Portos de pesca, como nas escadas de acesso às embarcações no Porto de Viana do Castelo ou Matosinhos. A comemoração dos 80 anos da Mútua foi um dos temas em debate, com destaque para a iniciativa que se realizará a 21 de maio em Vila do Conde, com o setor da pesca, assinalando também o Dia do Pescador e Dia Europeu do Mar.

Ver nota de imprensa sobre a Reunião do Conselho Regional do Norte, na Póvoa de Varzim.

Outras notícias