Aprovado por unanimidade na Assembleia geral da Mútua dos Pescadores, a 23 de março, já está disponível o Relatório de Gestão referente ao exercício de 2024.
O Relatório faz uma radiografia muito detalhada da atividade da Cooperativa em todas as suas dimensões, e aqui se destacam alguns dos factos relevantes assinalados, bem como a síntese da atividade.
- Sendo o setor da pesca tão relevante na composição da carteira de seguros da Mútua dos Pescadores, importa sublinhar que o ano deste setor fica marcado pela elevada sinistralidade e pela trágica ocorrência do naufrágio da embarcação “Virgem Dolorosa”, da Figueira da Foz, no qual perderam a vida seis pescadores, sendo a própria embarcação, mesmo depois de recuperada, considerada como perda total.
- De relevar a atribuição do Prémio Honra à Carreira de José Manuel Jerónimo Teixeira, escolhido pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social como Personalidade da Economia Social de 2023, reconhecendo os mais de trinta anos de trabalho ao serviço do movimento cooperativo e da economia social.
- A 14 de novembro, a propósito do Dia Nacional para a Igualdade Salarial, a Mútua dos Pescadores foi reconhecida pela CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego pelas suas boas práticas na promoção da igualdade remuneratória entre mulheres e homens por trabalho igual ou de igual valor, com o “Selo da Igualdade Salarial 2024”.
- Em 2024 é ultrapassada pela primeira vez a marca dos 12 milhões de euros de prémios, fasquia colocada à empresa como objetivo a concretizar nos próximos anos e que foi antecipada devido ao empenho de todos, sempre com uma estreita ligação às comunidades e com a compreensão que mais prémios, mais áreas de intervenção e mais bens e pessoas seguras, significam acima de tudo, uma maior responsabilidade.
Síntese da atividade
A Mútua dos Pescadores manteve o crescimento do seu volume de prémios, encerrando 2024 com uma produção de Prémios Brutos Emitidos de 12.518.493 euros, o que representou um crescimento de 1,51% em relação a 2023.
Na atividade corrente, destacam-se aumentos nos prémios dos ramos de Acidentes de Trabalho, Acidentes Pessoais e Marítimo, enquanto o ramo Multirriscos apresentou uma queda (-16,81%) em comparação com o ano anterior.
Em 2024, o valor total dos custos com sinistros ascendeu a 8.301.939 euros, marcando um aumento de 5,65% em relação a 2023, impulsionado principalmente pelo aumento em Acidentes Pessoais de 161,26% e em Marítimo de 111,06%. Considerando os réditos dos contratos de Resseguro, o valor seria de 4.314.803 euros o que representaria uma diminuição de 17,67%.
As Despesas Gerais aumentaram 5,5% em relação a 2023, com destaque para o crescimento de 67,2% nos “Juros Suportados”, refletindo a subida das taxas de juro do mercado, aplicadas aos depósitos dos Resseguradores de acordo com os contratos, e o aumento de 14,5% nas “Comissões”, relacionado tanto ao incremento da atividade bancária quanto aos preços mais elevados praticados pelos bancos.
Na vertente financeira, a carteira de Investimentos alcançou 44.695.826 euros no final de 2024, mantendo-se em linha com a “Política de Investimentos”, a qual prioriza a diversificação e critérios de prudência na seleção dos ativos.
O resultado do exercício antes de Impostos foi positivo em 1.485.925 euros, e, após impostos, atingiu 1.324.355 euros, sendo a diferença explicada por impostos correntes de 190.841 euros e impostos diferidos de 29.721 euros.
A valorização da Ponto Seguro-Mediação de Seguros, S.A. contribuiu com 448.267 euros para o resultado da Mútua dos Pescadores.
O Relatório referente ao ano de 2024 pode ser consultado neste site, no separador dos documentos de gestão, onde se encontram depositados os relatórios dos anos anteriores.