Primeira ação da iniciativa Concurso Pequenos Artistas
No dia 15 de dezembro decorreu a primeira ação em torno do Livro Profissões do Mar, num projeto que juntou a Mútua, ao Mar de Experiências, e à Escola Azul. Uma sessão que contou com a presença de 40 crianças, entre os 5 e as 6 anos, que surpreendeu todos com o seu entusiasmo, criatividade e curiosidade.
A partir da leitura do livro “Profissões do Mar” do Mar de Experiências, explorou-se com os leitores mais pequenos e através de várias personagens, 10 profissões fascinantes, que estão diretamente ligadas ao mar.
A Escola Azul é um programa educativo com a missão de promover a Literacia do Oceano, implementado pela DGPM – Direção-Geral de Política do Mar. Este projeto procura mobilizar as escolas para trabalhar sobre as várias temáticas relacionadas com o oceano e a sua importância nas comunidades e impacto a nível global. “Em 2017/18, Portugal foi o primeiro país a criar uma rede nacional Escola Azul. O programa português tornou-se assim uma inspiração para iniciativas similares a nível internacional. Em 2024, a Escola Azul foi reconhecida pelo seu contributo para a implementação dos objetivos da Década do Oceano das Nações Unidas (2021-2030). “
O Projeto Mar de Experiências surgiu em 2017, em Vila Chã, um “descendente” direto do trabalho de construção da catraia São Lourenço, no âmbito do Projeto Celebração da Cultura Costeira, promovido pela Mútua entre 2007 e 2010. Uma réplica de uma embarcação de pesca tradicional, a partir da qual nasceu o espaço museológico de Vila Chã, dedicado à pesca e cultura costeira. Com muitas outras ligações desde então, chegámos ao Mar de Experiências e a este trabalho sobre as profissões do mar, ampliando e aprofundando o trabalho desenvolvido até então, de consciencialização para a biodiversidade dos oceanos, e valorização das culturas costeiras, com a editação de livros, jogos, e recursos pedagógicos, e produzindo obras de arte, a partir de lixo apanhado nas praias.
A escola EB1 / JI Júlio-Saúl Dias, foi assim o palco de estreia desta Roda do Mar, e contou com o entusiasmo, criatividade e curiosidade das crianças. Uma manhã de muita alegria, descoberta e partilha entre os mais novos e os profissionais que levaram a sua experiência para o contexto de sala de aula. Contámos com a presença da Pescadora (e também membro do Conselho Regional do Norte, da Mútua) Anabela Valente, da Mergulhadora (e historiadora, professora) Monique Palma, da Bióloga (do CIIMar de Vila do Conde) Sílvia Morim e da Capitã do Porto da Póvoa de Varzim e Vila do Conde (e Comandante da polícia marítima, piloto naval), Mónica Pereira Martins. Uma das educadoras presentes, Tânia Maia, assumiu ainda, de forma improvisada, a profissão de Surfista, surpreendendo os seus alunos com estas outras aptidões! Teresa Azevedo, do Mar de Experiências, criadora dos textos, dinamizou a sessão, e esteve também presente Bruno Costa, ilustrador. Acabaria por ser o único homem presente, numa sessão escrita no feminino, pondo em causa os estereótipos sobre as profissões que existem para serem desempenhadas por homens e por mulheres.
Um agradecimento especial às educadoras presentes na sessão Andreia Cardoso, Carla Pinto, Célia Eiras, e Tânia Maia, que tão bem souberem orientar, cuidar e estimular os seus alunos durante a sessão. E também à coordenadora de estabelecimento professora Fátima Sandra, a professora da Escola Azul que acompanhou a sessão, Marta Castro e ainda o senhor diretor de agrupamento Professor Francisco Pimenta, que nos deu as boas vindas iniciais.
Às nossas profissionais o maior dos reconhecimentos por levarem a tão bom porto o seu amor e respeito pelo mar e tudo o que ele nos dá e representa para todos nós!
As próximas atividades espalhadas pelo país irão acontecer durante o mês de janeiro, e contamos com o entusiasmo dos mais pequenos para levar a bom porto mais esta iniciativa.










