Diário de um pescador na pesca do bacalhau

Apresentação de Livro de António Alves Cabrita, Corroios

Numa assembleia muito familiar, o auditório da Junta de Freguesia de Corroios acolheu de braços abertos António Alves Cabrita, que apresentou o seu Diário, escrito originalmente em folhas soltas, a bordo do navio bacalhoeiro João Vilarinho, entre 1958 e 1959.

A emoção foi grande! António Alves Cabrita cumpriu um sonho antigo partilhado com a sua família e amigos, que agora, conjugados diversos esforços, foi possível! Na sessão de apresentação as histórias foram para lá do livro, e outros pormenores da sua vida, das suas vivências, foram trazidos, como não podia deixar de ser. E mais tempo houvesse mais histórias teriam vindo à luz, porque assim é a vontade de partilhar de António Alves Cabrita, e as palavras estão-lhe à flor da pele sempre prontas para partir!

A sessão foi conduzida por José Carita (que assumiria depois outro papel na sessão!), que tomou a palavra em nome do Presidente da Junta de Freguesia, que não pode estar presente, e contou com os filhos do autor, Luís Manuel e António José, e com o Presidente da Mútua, João Delgado.

No final da sessão atuou o Coro Grupo Mútua, pela primeira vez com o seu novo Maestro José Carita e pela primeira vez após ano e meio sem atuações.

Foi ainda convidado Filipe Lopes, que, acompanhado à guitarra por José Carita, surpreendeu a plateia com a sua voz e presença, interpretando a “Canção Longe” de José Afonso, que a 2 de agosto faria 92 anos.

Sobre o Livro aqui deixamos ligação para a Revista da Mútua, que apresenta a obra e traz alguns excertos (pág.42 e ss).

 

Print Friendly, PDF & Email