Centro de Interpretação da Lota de Sagres

No dia 13 de julho de 2021 foi apresentado o novo projeto do Centro de Interpretação da Lota de Sagres, que será agora integrado num programa museológico de âmbito concelhio, no âmbito de protocolo entre a Docapesca e a Câmara Municipal de Vila do Bispo.

O Centro de Interpretação da Lota de Sagres que esteve em funcionamento até 2001, será agora integrado num programa museológico de âmbito concelhio, pretendendo ser também polivalente acolhendo diversas atividades para a comunidade, preparado para o desenvolvimento de ações de educação patrimonial, de sensibilização ambiental, de divulgação do património local, de informação turística e de promoção de produtos endógenos, perpetuando assim a memória coletiva desta comunidade piscatória.

O Centro dá conta, nomeadamente, das transformações ocorridas nos processos relacionados com a descarga e venda do pescado nesta lota algarvia, nomeadamente no que respeita às condições de higiene e consequente valorização do pescado – desde o passado em que era vendido na areia da praia e à dúzia, até aos tempos mais atuais, com o processo de pesagem e controlo de qualidade, garantindo uma maior higiene e segurança alimentar.

O novo espaço funcionará na antiga lota com uma vista privilegiada sobre a bacia do Porto de Sagres, requalificando também toda a zona envolvente. A sua inauguração está prevista para agosto, de acordo com informação no portal do Governo.

A importância do evento foi assinalada com a presença de diversos representantes dos poderes públicos e outras autoridades regionais e organizações locais, destacando-se a presença do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, Ministro do Mar, Teresa Coelho, Secretária de Estado, Presidente da Docapesca Sérgio Faias e Presidente da Câmara de Vila do Bispo, Rute Silva.

A Mútua marcou também a sua presença, com o seu Vice-Presidente Álvaro Bota Guia e o dirigente Mário Galhardo, simultaneamente Presidente da Associação dos Armadores Pescadores de Sagres. Parabéns à Docapesca e Câmara Municipal de Vila do Bispo, e a todos aqueles que decerto saberão dar o melhor uso a este novo espaço sociocultural.

Download Folheto
A Lota de Sagres no dia 20/02/2020

Do tríptico: A Lota de Sagres no dia 20/02/2020 – Artista: Cláudia Matoos

Print Friendly, PDF & Email