Dia Europeu do Mar – 20 de maio

232 iniciativas em vários países europeus até outubro de 2021

A Mútua associa-se a esta efeméride com 2 iniciativas em setembro nas praias de Vila Chã e Peniche, sensibilizando os mais jovens para o valor das profissões tradicionais ligadas ao mar, que marcam a identidade cultural de tantas comunidades ao longo da costa portuguesa, nomeadamente e sobretudo a Pesca, com toda as atividades a montante e a jusante, contribuindo assim para práticas e políticas que assentem numa visão inclusiva e sustentável dos usos do mar.

O objetivo desta data, que se celebra anualmente a 20 de maio, é consciencializar para oportunidades e desafios que o mar traz nas áreas de inovação, investigação e cooperação. Por outro lado, pretende-se destacar a importância da preservação ambiental e da biodiversidade dos mares. É ainda uma oportunidade para as comunidades que vivem junto ao mar mostrarem o seu contributo. Este dia foi criado através da Declaração Tripartida Comum (da Comissão Europeia, do Conselho Europeu e do Parlamento Europeu) que estabelece o Dia Europeu do Mar, a 20 de maio de 2008. De 20 a 21 de maio, realiza-se a Conferência anual do Dia Europeu do Mar, a qual terá lugar na cidade neerlandesa Den Helder. (Fonte: https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-europeu-do-mar-2021)

Vários países europeus assinalam este dia entre maio e outubro de 2021, com diversas iniciativas que podem ser conhecidas aqui. Não obstante o contexto que se vive, contam-se 232 iniciativas, número record na história do Dia Europeu do Mar – https://ec.europa.eu/maritimeaffairs/maritimeday/news/emd-my-country-2021-232-events-2021-03-23_en

 

Print Friendly, PDF & Email