BLUEFEST 2021

A Ciência, Novas Tecnologias e Inovação na transição para uma Economia Azul Regenerativa – Santa Cruz, 5 de maio (evento on-line)

Um Festival realizado on-line, a partir de Santa Cruz/Torres Vedras, que visa sensibilizar a comunidade para a necessidade de proteção dos oceanos.

Com um único corpo de água salgada que cobre mais de 70% do planeta, esse oceano regula o clima e fornece o oxigênio essencial para todas as formas de vida. Compõe 97% de toda a água e 99% do espaço vital do planeta, e é o lar de 80% de toda a vida na Terra.
A saúde dos oceanos tem impacto direto na saúde humana.

A sobre-exploração dos oceanos, relacionada com as indústrias e outras atividades humanas, tem um enorme impacto na perda de biodiversidade e degradação dos ecossistemas marinhos. A crescente acidificação dos oceanos e aumento médio da temperatura das águas, aliados a outros fatores são, ao mesmo tempo, fator e consequência de aceleração das alterações climáticas. As previsões de evolução para as próximas décadas são deveras preocupantes caso se mantenha o cenário do “Business As Usual” , mesmo que otimizado. A grande maioria dos cientistas defende que só uma mudança sistémica pode alterar o rumo e proteger os recursos genéticos e regenerar todo o ecossistema. A saúde humana está também diretamente ligada à saúde dos oceanos. A Educação, Investigação e Desenvolvimento Científico são o fator de esperança de alteração do rumo e o motor para o estabelecimento de uma economia azul sustentável. O Fórum Bluefest dará palco a ideias e projetos que disseminam as sementes dessa esperança (https://bluefest.pt/).

De acordo com a Câmara Municipal de Torres Vedras, o Bluefest “pretende assumir-se como um fórum de caráter global partilhando as melhores práticas mundiais. Dá ênfase a soluções sustentáveis, em linha com os princípios da economia circular e regenerativa, e pretende contribuir para uma maior literacia dos oceanos (http://www.cm-tvedras.pt/agenda/detalhes/115214/).

Os temas em destaque são as Comunidades locais, Turismo azul e Nomadismo digital, Lixo marinho e Plástico, Recursos e Energias renováveis, Alterações climáticas, Pescas, Aquacultura e Segurança Alimentar, Áreas protegidas, Erosão costeira, “Blue Finance”.
O evento é grátis mas requer inscrição.

O evento conta com a participação da Associação David Melgueiro, que irá apresentar o seu projeto “BLUE WIND” e fará uma palestra sobre o tema “Alterações climáticas e desafios do Séc. XXI”. O tema por excelência que move a Associação, na prossecução dos seus objetivos de “sensibilização ambiental para dar futuro às gerações vindouras”.

 

Print Friendly, PDF & Email