Dia Internacional das Cooperativas e 75.º aniversário da Mútua em Peniche

1 de julho, Cercipeniche

A Cercipeniche acolheu no dia 1 de Julho as comemorações oficias do Dia Internacional das Cooperativas, este ano organizadas pela CONFECOOP, em colaboração com a Cercipeniche e Mútua dos Pescadores, que este ano celebram 40 e 75 anos respetivamente, e em parceria com a CONFAGRI e CASES.

À entrada fomos surpreendidos pela bela exposição de fotografias “EU SOU”, uma exposição realizada pelos utentes da Cerci, com o objetivo de “promover a autoestima, auto-confiança, bem estar físico, social e intelectual, onde a Voz e a resposta dos participantes é transmitida através da fotografia”.
… não podia ser mais oportuno. Celebrar o Dia das Cooperativas é celebrar a vida destas organizações que em todas as dimensões das atividades humanas promovem estes valores para as comunidades que servem, e também para os seus trabalhadores e dirigentes. Oportuna foi também a presença dos dois grupos que animaram a sessão de trabalhos, formados, o primeiro por trabalhadores e o segundo, por utentes de organizações cooperativas: o Coro do Grupo Mútua e o Grupo de danças “Amigos do Mar” da Cerci.

Estas celebrações foram pontuadas pela simbólica presença do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que encerrou a sessão comprometendo-se a um diálogo franco com os dirigentes cooperativos no sentido de encontrar soluções para os problemas mais apontados durante a sessão: como o novo estatuto fiscal das cooperativas e a participação no compromisso de cooperação para o setor social e solidário (rea)firmado pelo Governo com as organizações da economia social, que continua a incluir apenas as mutualidades e misericórdias, excluindo as cooperativas.

Coube ao diretor executivo da CONFECOOP, Joaquim Pequicho, a visita guiada pela cerimónia. A mesa de abertura dos trabalhos contou com a presença da vice presidente da organização anfitriã, Andreia Capataz, com o Presidente da CASES, Eduardo Graça e com Presidente da Câmara de Peniche, António José Correia.

Rogério Cação apresentou a última edição da CASES sobre o cooperativismo, do livro de João Salazar Leite “Os 150 anos da primeira lei portuguesa sobre cooperativas”, valorizando a obra como um instrumento para nos ajudar a orientar no caminho que percorremos enquanto cooperativistas. Sobre o autor tão só que se trata de quem mais tem contribuído para o conhecimento sobre o setor, quase “tão velho” como a lei que evoca! Salazar Leite faz uma breve incursão pela obra salientando que se trata da primeira a nível mundial focada exclusivamente para as cooperativas, e a segunda se se considerar a lei inglesa de 1852 que dedica um capítulo às cooperativas. Destacou ainda que a longevidade das cooperativas é em média superior à média das outras organizações e que Bruxelas não pode continuar a ignorar a força deste movimento.

As intervenções finais, antes do encerramento, couberam naturalmente aos presidentes das Confederações Cooperativas organizadoras. Pela CONFAGRI, Manuel dos Santos Gomes e pela CONFECOOP, Rogério Cação, ambos frisando que o movimento cooperativo está vivo e recomenda-se, e estão ambos comprometidos em levar as suas organizações a um bom porto, servindo com espírito de missão as suas comunidades e o movimento cooperativo.

Rogério Cação deixa a mensagem de que as cooperativas são efetivamente um instrumento de luta contra a pobreza e exclusão social e uma verdadeira alternativa em relação ao sistema capitalista vigente.

Pela parte da Mútua, cumprimos mais uma sessão comemorativa do nosso 75.º aniversário, com a apresentação do vídeo que pretende apresentar a história da Mútua até aos dias de hoje, espelhando a sua diversidade regional, de setores estratégicos e comunidades onde intervém. Um trabalho desenvolvido pela Duvideo – Cooperativa de Profissionais de Imagem.
Coube ao Presidente Jerónimo Teixeira uma breve apresentação do trabalho e da história da Mútua, que pode ser lida aqui.

 

Print Friendly, PDF & Email