Pés no Terreno regressa com deslocação à Madeira

Representantes Mútua com a Direção Regional das Pescas da Madeira

Representantes Mútua com a Direção Regional das Pescas da Madeira

Como prometido voltámos ao terreno, indo ao encontro dos nossos cooperadores e utentes, e das estruturas que têm relevância no setor marítimo.

Os representantes da Mútua dos Pescadores estiveram na Região Autónoma da Madeira e reuniram com a COOPESCA Madeira, Iate Clube de Santa Cruz e Direção Regional das Pescas da Madeira.

As estruturas da Pesca – COOPESCA Madeira e Direção Regional – identificaram claramente as grandes dificuldades que o setor atravessa e com as quais estamos perfeitamente alinhados – a necessidade de valorização do pescado, a necessidade de mais e melhor formação para as questões da segurança no mar, a urgência de mais investimento público em infraestruturas de apoio ao setor, em suma, dever-se-á conseguir criar condições para que a renovação da mão-de-obra aconteça naturalmente, com novos profissionais que entendam o setor por múltiplas formas e que o potenciem mediante os recursos e meios disponíveis.

Quanto ao Iate Clube de Santa Cruz, foi com elevado interesse que verificamos no local a dinâmica de um clube com um peso social importantíssimo para o concelho, permitindo a centenas de jovens o acesso a múltiplas atividades ligadas ao Mar – Natação, Mergulho, Vela, Pesca desportiva entre outros. O clube também disponibiliza ofertas a outros níveis, como aulas de Capoeira ou apoio a disciplinas como o Inglês. As dificuldades financeiras para fazer face aos custos inerentes ao desenvolvimento das atividades são as principais preocupações dos seus dirigentes.

Com as estruturas com quem a Mútua reuniu ficaram assumidas linhas de trabalho conjuntas, a desenvolver no futuro próximo com vista a fortalecer e servir da melhor forma as comunidades ribeirinhas da Região Autónoma da Madeira.

 

Print Friendly, PDF & Email