ASAREX2016 – VI Exercício de busca e salvamento marítimo nos Açores

seguranca-mar2smA Mútua dos Pescadores foi convidada a assistir ao ciclo de conferencias e ao exercício de salvamento marítimo levado a cabo pela Marinha Portuguesa e Força Aérea Portuguesa, em parceria com a Federação das Pescas dos Açores e a Cooperativa Porto de Abrigo.

O exercício avançado de busca e salvamento de 2016 denominado ASAREX2016 arrancou oficialmente no dia 20 de setembro com uma receção aos participantes e um ciclo de conferências para a comunidade piscatória que decorreu no Cineteatro Miramar na Vila de Rabo de Peixe.

Após a receção de boas vindas pelo Comandante da ZMA Cruz Martins, procedeu-se à apresentação da 3ª fase de ampliação da rede de comunicações rádio da Estação Costeira da Porto de Abrigo, importante infraestrutura que contribui decisivamente para a prevenção de acidentes no mar e que estende já o seu raio de alcance a todo o arquipélago dos Açores.

Liberato Fernandes, presidente da Porto de Abrigo salientou a utilidade do serviço prestado pela Estação Costeira como meio auxiliar e complementar à missão do MRCC.

Para além destas entidade, intervieram também o Instituto Hidrográfico, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes, e o MRCC Delgada.

Seguidamente, procedeu-se a uma demonstração prática de equipamentos de segurança no Porto de Rabo de Peixe, com a abertura de uma balsa salva-vidas e de uma jangada pneumática, e à exemplificação correta da colocação de coletes salva-vidas, lançamento de sinais pirotécnicos, e uso de extintores.

No dia 22 de setembro decorreu o ponto alto do exercício daquele que foi o maior exercício de busca e salvamento nacional – a Marinha e a Força Aérea levaram a cabo ao largo da bela Freguesia da Ribeira Quente, um simulacro de acidente a bordo com duas embarcações de pesca.

Foram simuladas situações de apoio a embarcação sinistrada, com abandono da embarcação, buscas com recurso ao lançamento de KIT’s MA-1 e UNIPACK, e evacuação das vítimas por via marítima e por via aérea.

O exercício contou com a presença da Corveta Jacinto Cândido, um avião C-295, um helicóptero EH-101 Merlin, um avião C-130J Super Hercules, e ainda um avião P-3C CUP.

A Mútua dos Pescadores agradece uma vez mais a oportunidade de estar presente, aproveitando para uma vez mais alertar para a importância destas ações locais que aproximam profissionais, populações e autoridades, tornando a [prevenção para a] segurança uma prática diária que diz respeito a todos.

Na fotografia estão (pela esquerda) António Laureno, Presidente da Associação de Pescadores da Ilha de S. Jorge; Gualberto Rita, dirigente da Mútua, Presidente da Federação das Pescas dos Açores e da Cooperativa de Pescadores da Ribeira Quente, e Rui Fravica, Vereador da Cultura, Desporto, Tempos Livres e Turismo da Câmara Municipal da Povoação.

Print Friendly, PDF & Email