Assembleia Geral da Mútua dos Pescadores

21 de dezembro, Lisboa

Decorreu a última Assembleia Geral da Mútua onde foi discutido e aprovado por unanimidade, pelos cooperadores presentes, o Plano de Atividades e Orçamento para o triénio 2026-2028. Para além deste, todos os restantes documentos, o Plano Formação para 2026; a Política de Remuneração e a Política de Seleção e Avaliação, foram também aprovados por unanimidade.

A proposta do Conselho Fiscal para designação do Revisor Oficial de Contas para o triénio 2026-2028 não foi votada e regressará à ordem de trabalhos da próxima reunião da Assembleia Geral.

O Conselho de Administração apresentou um voto de louvor à Dra. Ana Vicente, pelo seu trabalho e dedicação à Mútua dos Pescadores durante o período em que assumiu o cargo de Diretora Geral.

A Assembleia foi ainda enriquecida pelas intervenções de alguns dos cooperadores presentes que, entre outros aspetos, reforçaram a necessidade de destacar e reforçar a dimensão cooperativa da Mútua. Sendo uma cooperativa que se distingue do restante mercado segurador, pelo seu papel junto das comunidades, pela sua presença constante, bem como pela sua presença em momentos mais difíceis, sendo exemplo disso os recentes naufrágios que ocorreram em Caminha e ao largo de Aveiro.

Por proposta de um cooperador foi feito um minuto de silêncio pelos pescadores vítimas desses naufrágios.

A próxima assembleia realizar-se-á em março de 2026, para aprovação do Relatório de Gestão e Contas relativo ao presente ano, entre outros documentos estratégicos.

Aqui deixamos um excerto do Plano de Atividades, que fica desde já disponível no site, no separador Informação Institucional, bem como a Política de Remuneração aprovada.

Excerto do Plano de Atividades
“Enquanto Cooperativa de utentes de seguros, a ambição é de reforçar e alargar os nossos serviços a mais pessoas, fazendo com que as mesmas se tornem cooperadoras e membros ativos da Cooperativa. Num contexto cada vez mais adverso à união de esforços- tendo em vista a transformação do mundo em algo melhor, mais justo e equilibrado, indo ao encontro dos valores e princípios que regem a Aliança Cooperativa internacional -, a Mútua dos Pescadores insiste que o caminho não pode passar pela atomização das pessoas e pela fragmentação dos processos sociais, mas pela reflexão coletiva, pela gestão democrática, pela integração e acolhimento das pessoas, pela fraternidade como forma de viver. Antagonizar o que é diferente é homogeneizar e normalizar um modelo de sociedade em que é impossível coabitar harmoniosamente. Só a Paz trará progresso e futuro à humanidade e são esses valores que insistimos em difundir e aprofundar.”

Aceder ao Plano de Atividades e Política de Remuneração aprovados:
https://www.mutuapescadores.pt/quem-somos/informacao-institucional/