Todas as Notícias

O tema da Sobrepesca junta diversos investigadores internacionais

Too valuable to be lost – Overfishing in the North Atlantic since 1880
Ed. Álvaro Garrido e David J. Starkey

Too valuable to be lost – Overfishing in the North Atlantic since 1880 (Demasiado valioso para ser perdido – Sobrepesca no Atlântico Norte desde 1880) é uma coletânea de textos de investigadores europeus, das ciências sociais e biologia, sobre a realidade da sobrepesca no Atlântico Norte, desde o final do século XX até aos dias de hoje, refletindo sobre este flagelo e apresentando estudos de caso em concreto.

Ler Mais

Entidades da Economia Social em Portugal contam com mais de 20 milhões de associados.

Inquérito ao Setor da Economia Social revela que, em média, cada português é membro de duas entidades da Economia Social.

O INE lançou em junho de 2019 o Inquérito ao Setor da Economia Social (ISES), uma novidade no âmbito do Sistema Estatístico Nacional (SEN), que surgiu na sequência da realização, em 2017, do Inquérito às Práticas de Gestão (IPG) das sociedades não financeiras, e que pretendeu abarcar as questões específicas das organizações da economia social – Cooperativas, Associações mutualistas, Misericórdias, Fundações, IPSS e Associações com fins altruísticos. Um trabalho desenvolvido com a colaboração da CASES-Cooperativa António Sérgio para a Economia Social. A Mútua foi uma das entidades que participou no inquérito.

Ler Mais

Fazemos 78 anos!

27 de julho 2020

No dia do nosso aniversário aqui respigamos o mais recente artigo que evoca a história desta organização tão singular “Mútua dos Pescadores – uma cooperativa singular” pela mão de Jerónimo Teixeira, Presidente do Conselho de Administração e divulgamos também artigo que assinala os 78 anos.

Ler Mais

Relatório sobre as 100 maiores cooperativas e os objetivos de desenvolvimento sustentável

Mútua está entre as 100 maiores

Com os olhos postos nos objetivos do desenvolvimento sustentável definidos pelas Nações Unidas, o relatório sobre as 100 maiores cooperativas nacionais, da responsabilidade da CASES, procura avaliar o modo como estas cooperativas estão a contribuir para estes objetivos, a partir de alguns indicadores de 2018, como a capacidade de solvência das organizações, as condições de trabalho ou a igualdade de género.

Ler Mais

Confecoop alerta para dificuldades nas cooperativas

De entre as várias questões levantadas pela Confederação Cooperativa Portuguesa, na reunião do Conselho Nacional da Economia Social realizada no dia 30 de junho, destacamos a referência à Mútua dos Pescadores,  “única seguradora em Portugal que integra a Economia Social”, e que se depara com o mesmo tratamento das grandes seguradoras, estando em causa o cumprimento do princípio da proporcionalidade e um dos princípios cooperativos.

Ler Mais