Todas as Notícias

“Estamos todos no mesmo barco, ou estamos todos no mesmo Mar?”

Carta Aberta das Coletividades de cultura, recreio e desporto

O Dia 31 de maio é também Dia das Coletividades e aqui deixamos Carta Aberta da Confederação das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que na sequência da situação de incerteza em que vivem muitas coletividades, volta a alertar uma vez mais para a necessidade de valorizar o papel destas estruturas nas comunidades, tendo já audiência marcada com o senhor Presidente da República.

Ler Mais

Testes à Covid-19 para pescadores no Algarve

Pescadores são testados à Covid-19 e participam em ações de formação e sensibilização para as boas práticas sanitárias a bordo.

Cerca de 600 pescadores algarvios de todo o Algarve foram testados, no âmbito das iniciativas previstas para todo o setor, articuladas entre o Ministério do Mar/Secretaria de Estado das Pescas e autoridades de saúde, Docapesca, Portos e Lotas SA, associações de pescadores locais.

Ler Mais

Política de tratamento dos utentes da Mútua dos Pescadores

Confiança, proximidade, transparência e equidade

As orientações para as seguradoras no que respeita ao relacionamento com os consumidores, têm conduzido à adoção de procedimentos que reflitam maior transparência, diligência e equidade na sua relação com os utentes e o público em geral, princípios refletidos em todas as etapas da vida dos contratos de seguros. A presente Política consagra regras e procedimentos adotados pela Mútua em sintonia com outras políticas em vigor e práticas.

Ler Mais

Federação dos Sindicatos da Pesca emite comunicado sobre os apoios ao setor da pesca e questão da sardinha

Em comunicado divulgado recentemente a Federação dos Sindicatos do Setor da Pesca entende que existem condições objetivas para aumentar a capacidade de captura de sardinha para 2020 e que os apoios aos pescadores pelas perdas de rendimento em consequência da Covid-19 deveriam vir do próprio Orçamento de Estado, à semelhança de outros setores de atividade.

Ler Mais

Imagem: LUSA/José Sena Goulão

Aumento da quota de sardinha até 31 de julho

Disponibilizado o Despacho governamental de 22 de maio

A pesca do cerco à sardinha por Portugal e Espanha tem motivos para respirar de alívio com o aumento fixado para 9500 toneladas para o conjunto dos países até ao final de julho. Um aumento que vem reconhecer as melhorias que têm vindo a ser anunciadas pelos dirigentes das organizações ibéricas, com a aplicação do plano de recuperação conjunto desta espécie, e uma tendência que o setor espera que se confirme durante o resto do ano.

Ler Mais