- Este evento já decorreu.
Prémio António Sérgio 2023 – Jerónimo Teixeira consagrado Personalidade da Economia Social
Janeiro 24 @ 12:30 pm - 5:00 pm
Cerimónia Pública Solene Prémio António Sérgio 2023 > 24 jan.´24 | Lisboa
O antigo Diretor Geral e atual Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Mútua dos Pescadores, José Manuel Jerónimo Teixeira, foi consagrado Personalidade da Economia Social 2023, pelo júri do prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio.
O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido em domínios relevantes para a Economia Social, contando com seis categorias e um Prémio de Honra.
O Prémio António Sérgio 2023 distingue 7 projetos vencedores: 1 na categoria Inovação e Sustentabilidade, 2 na categoria Estudos e Investigação, 1 na categoria Estudos e Investigação na Lusofonia, 1 na categoria Trabalhos de Âmbito Escolar e 2 na categoria Trabalhos Jornalísticas; atribuindo também 7 menções honrosas. Na categoria Personalidade do Ano da Economia Social, reconheceu José Manuel Jerónimo Teixeira (Prémio Honra à Carreira).
Jerónimo Teixeira, como é por todos conhecido, é uma figura ímpar da história da Mútua, tendo protagonizado os principais momentos da sua história, desde os anos 80: a crise de 1984, a integração da Mútua da Sardinha, a abertura a outras atividades para além da pesca, e a transformação em cooperativa.
Desde 1984 foi, sucessivamente, o seu Diretor-geral ao longo de 34 anos, em 2017 assumiu um mandato de quatro anos na qualidade de Presidente do Conselho de Administração, sendo desde 2021 o Presidente da Mesa da Assembleia Geral. É sua a expressão de que “a Mútua foi e será a minha segunda casa”.
José Manuel Jerónimo Teixeira, nasceu a 5 de março de 1953 no Porto, mas a sua terra é Carviçais, Trás-os-Montes. Terra que sempre acarinhou e o acarinhou também.
Licenciado em economia, foi no percurso que fez no Sindicato dos Metalúrgicos de Lisboa (desde 1974), na Federação dos Sindicatos da Metalurgia e Minas (desde 1978) e depois no SITAVA – Sindicato dos Trabalhadores e Aviação (desde 1981), muito ligado às questões da contratação coletiva, que ganhou a sua bagagem profissional e a experiência com que viria a abraçar a Mútua dos Pescadores em 1984.
Recordamos as suas palavras numa entrevista à Marés, por ocasião dos 80 anos da Mútua dos Pescadores, “Após 10 anos de trabalho na frente sindical é natural que tentasse outra experiência e que um novo desafio me atraísse. Não era especialista em seguros nem tinha proximidade com a pesca. Nunca fui aventureiro, mas sempre gostei de desafios que me permitissem pôr à prova. Filho de um comerciante com grande enraizamento na sua comunidade e de uma professora primária de quem os alunos guardaram boas recordações, não foi difícil fazer a minha opção de classe. Depois dos metalúrgicos, dos trabalhadores da aviação e aeroportos, agora, eram os pescadores que eu iria conhecer e servir.”
Pessoa respeitada no setor da Economia Social, durante oito anos assumindo, em nome da Fenacoop, a Presidência da CONFECOOP, Confederação Cooperativa Portuguesa, e quatro anos na Direção da CASES, Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, Regulador do Setor Cooperativo em Portugal, entre outros cargos e projetos.
Aqui felicitamos Jerónimo Teixeira pelo merecido prémio, que é para a Mútua dos Pescadores motivo de orgulho também.
Iniciativa de entrega dos Prémios aberta ao Público, mas sujeita a inscrição
A entrega dos Prémios decorrerá no dia 24 de janeiro em Lisboa, no Salão Nobre da Voz do Operário, a partir das 12h30.
P R O G R A M A
I N S C R I Ç Õ E S ( até 21 de janeiro )
Mais informação: # PAS.´23 // Prémio António Sérgio 2023 > 24 jan.´24 | Lisboa – CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social