
- Este evento já decorreu.
Dia Nacional do Pescador
Celebrar este dia é também evocar algumas conquistas destes profissionais por condições de trabalho mais dignas, como aconteceu com o estabelecimento de um regime jurídico do contrato individual de trabalho a bordo das embarcações de pesca, num diploma que saiu há 28 anos atrás, no dia 31 de maio de 1997.
“A todos o nosso enorme agradecimento, reafirmando que poderão sempre contar com a Mútua dos Pescadores na linha da frente para defender a pesca em Portugal, os seus profissionais, empresas.”
As efemérides são importantes marcos simbólicos e de celebração. Datas que não devemos deixar passar de forma ligeira ou sem lhe dar a relevância que merecem.
Defender a pesca, a valorização e dignificação dos nossos pescadores e das suas comunidades é para nós um ponto de honra, um desígnio, uma missão de todos os dias.
A Mútua dos Pescadores vem assim prestar a justa homenagem a todos aqueles que se fazem ao mar diariamente para abastecer o país de pescado, contribuindo para alimentar as nossas populações e para a soberania alimentar do país, desenvolvendo práticas e culturas imemoriais que nos definem enquanto povo, e que urge defender, potenciar e disseminar o que somos, preparando o futuro que seremos.
A todos o nosso enorme agradecimento, reafirmando que poderão sempre contar com a Mútua dos Pescadores na linha da frente para defender a pesca em Portugal, os seus profissionais, empresas.
A todos, e nas várias comunidades ao longo do nosso país, desejamos um grande Dia Nacional do Pescador!
Conselho de Administração da Mútua dos Pescadores
Para o Dia Nacional do Pescador 2025
Nas comunidades piscatórias, um pouco por todo o País, este dia é vivido em Festa, mas também com debates e outras iniciativas. Nalgumas comunidades a Festa teve início há mais dias, sendo já tradição viver-se a semana do pescador, como no Concelho de Vila do Conde.
Aqui fica um retrato dessas iniciativas, onde também a Mútua marca presença.