6 de Julho – Dia Internacional das Cooperativas
Em todo o mundo é celebrado o Dia Internacional das Cooperativas, em nome dos seus princípios e valores, pela construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária, em que todos participem na sua construção. O tema lançado pela Aliança Cooperativa Internacional para este ano é “Cooperativas construindo um futuro melhor para todos”.
A Mútua dos Pescadores associa-se todos os anos a esta celebração, procurado contribuir, não apenas para o reforço do movimento cooperativo, mas também para consolidar um entendimento mais amplo de que os princípios cooperativos e mutualistas aplicados na atividade seguradora são sustentáveis e respondem eficazmente às necessidades das pessoas.
Se em Portugal a Mútua dos Pescadores é a única cooperativa (de utentes) de seguros, no contexto mundial a atividade seguradora levada a cabo por cooperativas representa, segundo dados da Federação Internacional de Cooperativas e Seguros Mútuos (ICMIF), 30% do mercado de seguros mundial. Segundo a mesma fonte, em França, 53% dos seguros contratados são de cooperativas e na Holanda representam 59% do mercado. Fora da Europa, a Argentina é líder na América Latina, operando em 20% do mercado. (*)
Temos em Portugal um longo caminho ainda a percorrer, e as cooperativas e organizações da economia social poderão contar com a experiência da Mútua para prosseguir esse caminho em conjunto. E neste ano em que se celebram os 50 anos do 25 de abril, nunca é demais recordar que a organização cooperativa reforça e valoriza os valores da democracia e solidariedade, valores tão caros à Liberdade conquistada em 1974.
Aqui partilhamos a mensagem da CONFECOOP – Confederação Cooperativa Portuguesa, CCRL, organização de cúpula do movimento cooperativo, que a Mútua integra, para assinalar este dia.
Dia Internacional das Cooperativas
6 de julho de 2024
“Cooperativas construindo um futuro melhor para todos”
No dia 6 de julho, o movimento cooperativo celebrará o 30º Dia Internacional das Cooperativas, reconhecido pelas Nações Unidas, e o 102º Dia Internacional das Cooperativas.
A edição de 2024 tem como tema “Cooperativas construindo um futuro melhor para todos”. Um futuro de compromisso com o crescimento inclusivo e sustentável e com o avanço da realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. É uma oportunidade para afirmarmos o papel das Cooperativas na construção de uma sociedade mais inclusiva e comprometida com as suas comunidades.
Uma ambição que nos 180 anos que se seguiram aos Pioneiros de Rochdale, tem sido o motor do movimento cooperativo e da mobilização da vontade coletiva. Uma rede de cooperação, de organizações, de um modelo centrado nas pessoas, de valores e de princípios.
O relatório de 2023 do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre as cooperativas no desenvolvimento social reconhece ests organizações como facilitadoras do desenvolvimento económico e social, especialmente dos grupos sociais marginalizados. Para continuarmos a cumprir este papel, reconhecido pela ONU, é fundamental assegurar por parte do Governo de Portugal os apoios às cooperativas com vista a aumentar o seu contributo social, ambiental e económico.
Em reconhecimento do papel das cooperativas, as Nações Unidas declararam 2025 como o segundo Ano Internacional das Cooperativas.
Sem dúvida, isto aumentará a consciencialização global e a visibilidade do nosso modelo e dará um impulso à nossa colaboração com os decisores políticos e com a construção democrática da nossa sociedade.
E porque falamos em valores democráticos, num ano em que celebramos 50 anos de ABRIL, não podemos esquecer o extraordinário contributo das cooperativas na construção da sociedade que somos hoje.
Fomos e continuamos a ser uma resposta aos emergentes desafios sociais e económicos. Destacamos:
- O papel das Cooperativas de Solidariedade Social na Economia do Cuidado, na inclusão, na reabilitação, na capacitação, na educação, na saúde e na ação social.
- O papel relevante das Cooperativas de Habitação na resposta às necessidades habitacionais.
- O papel das Cooperativas de Seguros na resposta às várias especificidades de risco, em particular, do mundo da pesca.
- O papel das Cooperativas de Ensino Superior e no reforço da democratização do acesso ao conhecimento.
- O papel no apoio à produção criativa e cultura.
- O papel na Coesão Territorial e expressão da vontade comunitária.
Feliz 102º Dia Internacional das Cooperativas!
* De acordo com “MundoCoop-Informação e Cooperativismo”, Brasil
Associamo-nos também neste dia à homenagem que a Confederação faz a Rogério Cação, cooperativista de coração, que teremos sempre como exemplo de dedicação e empenho a esta causa.

Rogério Cação
(1956 – 2021)
6 de julho de 2024
Há pessoas que pela sua presença e memória continuam a construir um futuro melhor para todos. O seu legado, os momentos vividos, as partilhas, a sensação de dever cumprido e a inquietação que muito fica por fazer.
No ano que celebramos 50 anos de ABRIL não poderíamos deixar de evocar os valores democráticos que o Rogério intransigentemente defendeu e praticou.
Por todo este ensinamento, é inevitável dizer que nos orgulhamos de ter partilhado o nosso dia-a-dia e celebrarmos o nosso inestimável e eterno amigo, Rogério Cação.
Para ti, Rogério, o nosso muito obrigado!