30 de abril, no Centro Cultural de Ílhavo/Fábrica das Ideias, a partir das 17h30
O Livro “Na língua da Maré” e o espetáculo “Maré” vão estar no Centro Cultural de Ílhavo no dia 30 de abril, a partir das 17h30. A viagem começa no acolhedor Convés da Fábrica das Ideias, às 17h30, para a apresentação do Livro, e prossegue para o Espetáculo, que decorre no Auditório do mesmo edifício. É a vida das gentes do mar que se celebra com estes acontecimentos, a sua cultura, história e tradição.
O mês de abril termina assim em beleza para a Cultura Marítima, conseguindo ter no mesmo espaço este casamento tão harmonioso entre várias expressões artísticas e culturais que em comum têm a pesca, a cultura marítima… e a Mútua dos Pescadores! Dois projetos que desafiámos em 2022, na esteira da celebração do nosso 80.º Aniversário, que enaltecem e homenageiam estes homens e mulheres que fazem do mar a sua vida.
O espetáculo tem aqui a sua estreia fora do universo da Mútua, para quem foi apresentado pela primeira vez, a 19 de novembro de 2022, na sessão de encerramento do 80.º Aniversário, Gare Marítima de Alcântara. Já o Livro, apresentado também na mesma sessão, foi entretanto apresentado em Olhão e em Setúbal, em março deste ano, prosseguindo agora o périplo pelo Litoral.
Apresentação do Livro, 17h30, Convés da Fábrica de Ideias
Na Língua da Maré, Crónicas de mar e de mareantes – 80 anos da Mútua dos Pescadores, é uma obra da autoria de Abel Coentrão, jornalista, e Helder Luís, fotógrafo e designer, cujas experiências de vida se cruzam também, de diferentes modos, com o mar e as suas comunidades. Um projeto de grande fôlego, já que os autores percorreram o País de Norte a Sul, incluindo as Ilhas autónomas dos Açores e Madeira, recolhendo estórias, testemunhos, e reflexões das gentes do litoral. Um projeto feito a várias mãos: das pessoas que generosamente se deixaram desvendar (tantas mais quantas o tempo permitisse) dos autores que foram ao seu encontro de coração na mão, e da Mútua, que ajudou a identificar pessoas e lugares. Ecos do País marítimo que é Portugal, numa tentativa de melhor compreender o setor marítimo, o seu peso simbólico, económico, social e político, e através dele, valorizar as vidas das pessoas e das comunidades.
Uma “obra com gente dentro, que sentisse o pulso do sector marítimo, que lhe perguntasse de onde veio, o que ficou da longa e dura caminhada e se ainda lhe resta mar por onde seguir”, como se lê na apresentação do Livro.
O Livro está a ser distribuído pela Âncora Editora.
Folhear o livro: https://www.youtube.com/watch?v=7-RLU2Z0g88
Âncora editora: https://www.ancora-editora.pt/pt/detalhe-do-livro/na-lingua-da-mare
Espetáculo MARÉ, 19h00, Auditório da Fábrica de Ideias
O Espetáculo MARÉ foi uma criação e produção da cooperativa cultural Sons Vadios, encomendada pela Mútua para assinalar os seus 80 anos, e apresentou-se como um espetáculo comemorativo da vida dos pescadores através da música, da videografia e da palavra declamada.
A partir de músicas tradicionais alusivas ao Mar, ao Pescador e ao quotidiano das comunidades piscatórias, embarcámos numa viagem por diversas comunidades marítimas, através da interpretação artística de: Abílio Caseiro – cavaquinho, bandolim, guitarra portuguesa (Nazaré); Celina da Piedade – voz, acordeão (Setúbal); José Francisco – guitarra, voz (Tavira); Quiné Teles – percussionista, voz (Ílhavo) e Sara Vidal – voz, harpa celta, adufe (Nazaré).
A par da música, Sónia Pereira (Olhão) é a responsável por recriar o imaginário da nossa literatura e a narrativa oral, simultaneamente com João Espada (Quarteira) a ilustrar visualmente o espetáculo através da projeção de vídeos em tempo real.
Bilhetes para o espetáculo clique aqui.
Sons Vadios: https://www.sonsvadios.pt/mare-nova-criacao-artistica/
Mais informações na Fábrica de Ideias, Ílhavo
Facebook