Trabalhadores do Grupo Mútua em formação no Porto de Sesimbra

A Mútua dos Pescadores organizou uma ação de formação no Porto de Sesimbra, com o objetivo de familiarizar os quadros do Grupo com a atividade piscatória, principal atividade objeto da intervenção da Mútua. A ação foi facilitada pelo Administrador da Mútua Arsénio Caetano, armador de pesca em Sesimbra.

A ação estendeu-se a 30 trabalhadores dos serviços centrais em Lisboa e de alguns dos balcões do Grupo da Zona Sul, e decorreu ao longo de três dias, com três grupos diferentes em cada dia.

Foi um dia de trabalho diferente em que os trabalhadores puderam apreender as especificidades da atividade, através dos testemunho de pescadores locais que se disponibilizaram a “receber-nos”. Contactámos com diferentes tipos de pesca e de artes, embarcações, aparelhos de navegação, de apoio à pesca e de segurança, e sempre que se proporcionou assistimos à descarga e à venda em lota.

Cada dia foi uma experiência diferente, ao sabor das marés, tal como na pesca.

No primeiro dia, o tempo foi generoso e pudemos assistir ao circuito completo da pesca: atracagem das embarcações no cais, descarga do peixe, venda em lota. No segundo e terceiros dias, a pesca foi mais fraca, pelo que à hora da nossa chegada já não estavam barcos a descarregar no cais, e no segundo dia ainda pudemos assistir à venda em lota do pouco que se apanhou de madrugada. Assim se faz a vida de mar, de incertezas e sem horários certos de entrada ou de saída, ou ganhos.

Pudemos conhecer um pouco as rotinas destes profissionais, os seus modos de fazer e de estar, enquanto auscultámos também de perto os principais riscos numa atividade a que continua a faltar uma formação mais prática e contínua, e que se faz sobretudo pela força de observar e de fazer repetidas vezes ao longo do tempo.

Em 2019 a Mútua voltará aos Portos com os seus trabalhadores.

 

Print Friendly, PDF & Email