O início da safra da sardinha a nível nacional foi assinalado esta segunda-feira, dia 1.º de maio, em Sesimbra, com a presença da ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, e da secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, recebidas pelo presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, bem como por um conjunto de representantes de entidades e armadores locais.
Recorde-se que a abertura da safra esteve prevista para abril, mas dado o baixo teor de gordura verificado, pescadores e Administração chegaram a um acordo para que a safra fosse adiada um mês. As expetativas estão elevadas já que a quota de 2022 não foi alcançada e o parecer do International Council for the Exploration of the Sea (ICES), organismo que verifica os stocks e faz recomendações à União Europeia, considerou que os stocks estavam em bom estado.
Resta-nos desejar a todos os pescadores do cerco, uma boa safra, sempre em segurança!
integrar uma regra de exploração para a fixação do nível anual das capturas, inclui medidas complementares direcionadas para a proteção dos juvenis e para o reforço das campanhas científicas de avaliação do estado do recurso.
Este plano foi validado pelo CIEM, estando assim conforme aos princípios da Política Comum das Pescas, que privilegiam a abordagem plurianual e de precaução, assumindo Portugal e Espanha a gestão conjunta e coordenada do recurso, de acordo com o princípio da boa governança.
Em conformidade com o mesmo, Portugal e Espanha decidiram adotar um limite de capturas para 2023 de 56 604 t, das quais cerca de 37 642 t para Portugal (66,5 %).”
Ver na íntegra o texto do Despacho n.º 5059-A/2023, que “Determina a reabertura, a partir das 00:00 horas do dia 2 de maio de 2023, da pesca da sardinha (Sardina pilchardus)”
Mais sobre a iniciativa oficial de abertura da safra na Página de facebook da CM Sesimbra
Ainda tem dois dias para participar no concurso da CM Lisboa sobre a sardinha! Clique aqui.