Download Nº89
Nova Edição da Marés!
A nova edição evoca os momentos altos do encerramento das comemorações do Aniversário da Mútua, e projeta o ano de 2023, com grande destaque para a entrevista à Secretária de Estado das Pescas, que aborda os principais temas que preocupam o setor.
Nesta edição da Marés destacamos a celebração do aniversário da Mútua, que finalizou em grande na Gare Marítima de Alcântara em Lisboa, com a apresentação do livro “Na Língua da Maré’’, um momento de celebração e homenagem a pessoas que contribuíram, ao longo de 80 anos, para a organização e, por fim, com o espetáculo “Maré”, produzido pela cooperativa Sons Vadios, que contou com a participação do Coro dos trabalhadores do Grupo Mútua.
Destaca-se ainda a presença da senhora Secretária de Estados das Pescas, Dra. Teresa Coelho, no encerramento das comemorações do 80.º Aniversário, tendo concedido uma grande entrevista à Marés, respondendo a várias questões sobre o estado atual do setor em Portugal, valorização da pesca, modernização e certificação do setor, e sobre políticas de estímulo ao investimento.
No Editorial, João Delgado faz o balanço do ano de 2022, destacando que a Mútua voltou a níveis de crescimento muito assinaláveis, acima da média do mercado segurador não-vida, e refere as perspetivas para 2023, projetando-se um crescimento cauteloso, no contexto de incerteza que se vive à escala global, e o reforço de uma ação de proximidade e humanização dos serviços. Destaca ainda o reforço da especialização da Cooperativa no setor marítimo, nas áreas profissionais, desportivas ou de lazer, bem como o reforço da ação na Pesca profissional, o nosso setor “âncora”, pela valorização dos seus profissionais, pelo acesso racional à exploração dos recursos, pela renovação dirigida da frota e pela consolidação de uma maior cultura de segurança no mar.
Pesca
Neste dossier especial destacamos a situação da pesca de pequena escala na União Europeia e as suas perspetivas futuras, constante em Relatório adotado pelo Parlamento Europeu (aceder aqui), com a proposta de medidas para apoio à produção e comercialização dos recursos, formação profissional, segurança, inclusão social, desenvolvimento sustentável, entre outros aspetos.
Comunidades e as suas associações
Destacamos a
ADREPES pelo seu 20º aniversário e pelo seu contributo e compromisso contínuo com as comunidades, e a
APROPESCA também está de parabéns pela aquisição do estatuto de utilidade pública pelas suas atividades no âmbito da promoção do desenvolvimento local e da melhoria das condições de trabalho no setor da pesca.
Outros temas em destaque
A Comissão Permanente de Acompanhamento para a Segurança dos Homens no Mar (CPASHM) retomou os seus trabalhos no dia 23 de janeiro, depois de um interregno provocado pela Covid-19. A CPASHM tem como objetivo principal refletir e propor recomendações em prol da melhoraria das condições de segurança daqueles que confiam a sua vida ao mar.
Destacamos também o projeto de valorização do peixe seco promovido pela Associação Onda, e a sessão de apresentação de resultados preliminares levada a cabo pelo laboratório científico MARE/Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar do Instituto Politécnico de Leiria. Um projeto que promove também um futuro mais sustentável, e a que a Mútua se associou desde a primeira hora.
Sobre a atividade cooperativa, em destaque a apresentação do Plano de Atividades e Orçamento, para 2023-2025, que sustenta que a cooperativa continuará a acompanhar a evolução das condições em que se desenvolverá a atividade económica da Pesca, em particular, mas também das atividades marítimas em geral, mantendo-se os esforços financeiros e técnicos associados à efetiva entrada em vigor dos novos normativos relacionados com as exigências de mensuração e apresentação das especificidades contabilísticas e financeiras da atividade seguradora, nomeadamente a IFRS17 e a IFRS9, bem como outros normativos associados à implementação das políticas e normas de governação, e com os princípios de solvência e de sustentabilidade ambiental. O Plano pode ser consultado na página Mútua, no separador ‘’Informação institucional”.
Assinala-se também que durante estes primeiros meses do ano, reúnem os Conselhos Regionais da Mútua, e é produzido o relatório de atividades e de gestão, referente ao ano de 2022, que será apresentado na Assembleia geral magna, em março, precedida pela reunião do Conselho Nacional.
Na atividade seguradora damos as boas vindas ao Provedor do utente em exercício, Adelino Cardoso, e clarificam-se alguns procedimentos e regras a cumprir pelos seguradores, na sua relação com os utentes, no que respeita à conduta de mercado.
Homenagens
Assinalamos a condecoração de Joaquim José Mota, que do alto dos seus 91 anos de idade, viu o seu trajeto e dedicação ao setor da Pesca devidamente reconhecido pelo senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Despedimo-nos com tristeza de Aurora Sousa, amiga e colaboradora do Grupo Mútua, que travava uma luta diária com um cancro. Não deixou nunca de gozar a vida, rodeada de família e amigos, com a música sempre presente, uma das suas grandes paixões. À sua família e amigos, a equipa da Mútua e Ponto Seguro apresenta a sua solidariedade e amizade.
Agradecimentos: Diversas pessoas garantem edição após edição a continuação deste projeto editorial. Nesta edição, para além dos autores dos artigos e das pessoas, organizações e entidades referenciadas, o nosso agradecimento ao Formar e Docapesca. Um agradecimento muito especial à Dra. Teresa Coelho, Secretária Geral das Pescas, pela sua disponibilidade.
Sobre a Revista Marés
A Marés é a revista de distribuição gratuita da Mútua dos Pescadores, espaço aberto de informação, reportagem e debate de opinião, ao serviço da pesca profissional, de todas as atividades marítimas, e do setor cooperativo e social desde 1986. A Revista é distribuída a partir da Sede em Lisboa, e das 18 dependências e balcões espalhadas pelo Continente, Madeira e Açores, pelos nossos trabalhadores, colaboradores e dirigentes. As organizações a montante e a jusante da pesca, o sector da náutica de recreio, as comunidades ribeirinhas, o sector cooperativo e social, os investigadores e ambientalistas, os organismos do poder local e nacional, são ao mesmo tempo o público-alvo, os interlocutores e os colaboradores privilegiados na produção de cada número.
Estatuto Editorial
A Revista “MARÉS” é uma publicação da Mútua dos Pescadores e tem como objeto o Mar e a Economia Social;
A Revista “MARÉS” aborda as temáticas mais relevantes relacionadas com a atividade da Cooperativa, procurando contribuir para o desenvolvimento económico, técnico e científico dos setores nos quais a Mútua dos Pescadores intervém;
A Revista “MARÉS” é um espaço aberto de informação, reportagem e debate de opinião, ao serviço da pesca profissional, de todas as atividades marítimas e do setor cooperativo e social;
A Revista “MARÉS” é uma publicação institucional e as organizações a montante e a jusante da pesca, o setor da náutica de recreio, as comunidades ribeirinhas, o setor cooperativo e social, os investigadores e ambientalistas e os organismos do poder local e nacional constituem o seu público-alvo, mas também os interlocutores e os colaboradores privilegiados na produção de cada número;
A Revista “MARÉS” pauta a sua conduta editorial pelo rigor da informação e pela liberdade de opinião dos artigos que publica;
A Revista “MARÉS” zela pelo cumprimento rigoroso das normas éticas e deontológicas do jornalismo;
A Revista “MARÉS” tem periodicidade Quadrimestral;
A Revista “MARÉS” tem distribuição gratuita.
Consulte os números passados: