Recuperação da sardinha em águas ibéricas

Nota de Imprensa do Instituto Espanhol de Oceanografia confirma a melhoria do stock da sardinha em águas ibéricas em 2019, e um melhor recrutamento para 2020.

A campanha científica IBERAS, que colheu estes resultados, foi iniciada em 2018, pelo Instituto Espanhol de Oceanografia e pelo IPMA, com o objetivo de estimar o recrutamento da sardinha na Península Ibérica, para aumentar a precisão das estimativas do stock e apoiar uma gestão mais eficaz do recurso por ambos os países.

A última campanha de setembro deste ano veio confirmar os resultados positivos que têm vindo a ser divulgados de recuperação do stock. Estes indicadores vêm assim confirmar que não se trata de uma situação execional, mas de uma tendência de recuperação consolidada.

A campanha de 2019 havia estimado uma biomassa de recrutamento próxima das 101 mil toneladas, o que se constituía como um dos melhores recrutamentos dos últimos 15 anos. Um indicador que veio a ser confirmado pela campanha em águas portuguesas realizada pelo IPMA durante a Primavera de 2020 (a campanha espanhola foi interrompida devido ao Covid-19).

Já a quantidade de sardinha nascida este ano, ou seja, o recrutamento de 2020, estimou-se nas 136 mil toneladas.

As próximas campanhas que se realizarão pelos dois países na Primavera de 2021, serão, de acordo com a nota de imprensa, decisivas para a obtenção de resultados que apontem o caminho da consolidação, não apenas da recuperação da espécie, como também dos seus habitats, em especial nas águas da Cantábria.

Nota: O Instituto Espanhol de Oceanografia, é, tal como o seu homólogo português, IPMA, um organismo público, e depende diretamente do Ministério da Ciência e Inovação, dedicado à investigação em ciências do mar, especialmente relacionado com o conhecimento científico dos oceanos, sustentabilidade dos recursos pesqueiros e o meio ambiente marinho.

Ver nota de imprensa