Nota de consternação pelo desaparecimento no mar de um pescador a bordo da embarcação de pesca “Virgílio Miguel”

Foi com profunda preocupação que o Conselho de Administração da Cooperativa de Utentes de Seguros – Mútua dos Pescadores, seguradora da tripulação e da embarcação de pesca “Virgílio Miguel”, recebeu, no final do dia de quinta-feira (10.11.2022), a notícia do desaparecimento no mar de um pescador a bordo da referida embarcação.

Com causas ainda por apurar, a ocorrência terá tido lugar em frente à praia do Furadouro, concelho de Ovar, tendo as autoridades marítimas recebido o alerta pelas 17h00 de 5.ª feira, dia 10 de novembro.

As buscas, que se revelaram infrutíferas, para tentar encontrar o pescador desaparecido terminaram no passado sábado, tendo em conta também o agravamento das condições meteorológicas.

Na zona da ocorrência mantiveram-se em operações de busca, até ao passado sábado, meios da Marinha e da Força Aérea portuguesas, agentes do Comando Local da Polícia Marítima de Aveiro, para além da embarcação de pesca “Corte Real”. Operações que estiveram sob coordenação do MRCC Lisboa, com o apoio da Capitania do Porto de Aveiro.

Esta é mais uma ocorrência que nos remete para a reflexão, tantas vezes aflorada pela Mútua dos Pescadores, sobre a necessidade permanente de utilização dos meios auxiliares de flutuação, vulgo: coletes insufláveis, mesmo a bordo das embarcações de pesca costeira.

O Conselho de Administração da Cooperativa Mútua dos Pescadores endereça a sua solidariedade à família, lamentando profundamente o sucedido, garantindo que tudo fará, dentro dos seus limites de atuação, para minimizar os impactos daí decorrentes.

15.11.2022
O Conselho de Administração da Mútua dos Pescadores