Mútua dos Pescadores: seguradora cooperativa com raízes na pesca

Entrevista ao Presidente da Mútua

Quando se celebra o Dia Nacional do Pescador, evoca-se nesta entrevista a história da nossa cooperativa que nasceu para servir os pescadores em 1942, e um retrato atual do setor da pesca.

A entrevista na Valor Magazine parte da realidade concreta da Mútua ao longo dos anos e das transformações que se operaram na organização, para se deter numa reflexão sobre o setor das pescas em Portugal, e os principais problemas que continuam a merecer uma maior atenção por parte da tutela política.

“Desde 1942, muita coisa mudou, nomeadamente a atividade piscatória nacional e a importância que lhe é atribuída atualmente. Números de 2023 mostram que Portugal é o terceiro maior consumidor de pescado do mundo. Cada português, em média, consome 57 kg de pescado por ano. A nossa balança comercial de produtos da pesca mostra, porém, quase 1200 milhões de euros de défice. João Delgado, o Presidente da Mútua dos Pescadores, deixa claro quais os principais problemas do setor e alerta para a necessidade de olhar atentamente para a pesca e outras atividades do setor primário, por parte da tutela política.”

No contexto atual, recorda-se o impacto da entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia na redução continua do número de profissionais, de embarcações e uma cada vez maior dependência do exterior, bem como nas novas oportunidades trazidas pelo Plano de Recuperação e Resiliência, sem se assinalar de um modo inequívoco que é preciso olhar a diversidade e complexidade do setor e das suas comunidades, atendendo também ao impacto nos aspetos de ordem social, e não apenas de ordem económica.

Ler a entrevista aqui.
Sara Freixo/Valor Magazine, maio de 2024

João Delgado – Presidente da Mútua dos Pescadores