A Mútua recebeu na sua sede em Lisboa, nos dias 15 e 16 de setembro os dirigentes da Mútua de Seguros de Pescadores Norueguesa – TROMSTRYGD, com sede em Tromsø, cidade no Norte da Noruega.
No dia 15 realizou-se a reunião interna dos órgãos dirigentes da Mútua Norueguesa e no dia 16 teve lugar uma reunião conjunta com os membros do nosso Conselho de Administração e Comité de Gestão.
O encontro pretendeu estabelecer um intercâmbio entre as duas Mútuas, que puderem partilhar as suas diferentes experiências no universo segurador e na atividade da pesca. A Mútua Norueguesa interessou-se sobretudo pela nossa história de abertura a outras atividades do setor marítimo, num momento em que a realidade da pesca de ambos os países é semelhante com o decréscimo gradual de profissionais e de número de embarcações por exemplo. A Mútua Norueguesa atua até à data apenas no universo das pescas, com seguros de marítimo casco, responsabilidade civil e acidentes pessoais (já que os acidentes de trabalho na Noruega, à semelhança de outros países europeus são um exclusivo da Caixa de Previdência). A abertura que a nossa Mútua operacionalizou em 2000 para outras atividades marítimas foi vista com muito interesse da sua parte. Não poderia ter ficado esquecida a história da pesca do bacalhau que nos liga desde há séculos a este país, assinalando com entusiasmo que Portugal continua a ser o maior importador de bacalhau da Noruega.
No fim do encontro o grupo rumou ao Museu da Arte Antiga, onde era esperado pelo Coro do Grupo Mútua, que atuou antes do jantar de confraternização. No final alguns dos dirigentes da Mútua Norueguesa (entre eles o Diretor Geral) brindaram-nos também com duas bonitas canções tradicionais.