Exposição de Stella Maris, Museu de Marinha
Em março de 2020, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, inaugurava em Alcácer do Sal, a exposição de pintura de Stella Maris, “Mulheres Pescadoras de Portugal – Passado e Presente”. A exposição foi entretanto acolhida pelo Museu de Marinha, que decidiu promover uma visita guiada que pode ser acedida através da sua página do Facebook, para quebrar o isolamento a que ficou votada, com os museus de portas encerradas devido à pandemia.
Este projeto de Stella Maris Vallejo reflete o seu olhar sobre as mulheres pescadoras e as comunidades piscatória com que foi contatando ao longo da sua vivência em Portugal. As suas pinturas são feitas a partir de fotografias de arquivo, recolhidas entre diversas pessoas e entidades, entre as quais a Mútua dos Pescadores, que contam histórias destas mulheres, no passado e no presente. Entrevistas às mulheres, acompanhadas de registos fotográficos nos locais e pesquisas de arquivo, completam o trabalho da pintora argentina, que trabalhou nas Nações Unidas, em Nova York, e que escolheu Portugal para viver.
Recordamos que parte do trabalho que apresentou no Museu de Marinha, foi inaugurado há um ano em Alcácer do Sal, quando as notícias da pandemia por Covid-19, eram ainda um eco de lugares distantes. Uma iniciativa que contou com a presença de Tânia Coelho, em representação da União das Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana e do Administrador da Mútua, Arsénio Caetano, contando ainda com uma atuação do Coro Grupo Mútua.
A sala da Biblioteca Municipal foi pequena para acolher tanta gente que participou ativamente no debate que se seguiu às histórias de vidas das quatro mulheres presentes do setor da pesca e aquacultura – Fátima Ricardo, Liliana Arsénio, Alice Mateus e Célia Rodrigues, também retratadas nas pinturas expostas.
Enquanto as salas dos museus estiverem fechadas e enquanto não podermos estar juntos novamente esta é a forma possível de usufruir destes valores culturais, e há-que aproveitar estas oportunidades.
Visita guiada à exposição:
1.ª Parte – As Mulheres do passado
2.ª Parte – As Mulheres da atualidade