A Editora Náutica Nacional, da Revista de Marinha, está a preparar uma obra que reúne diversos textos, desde o início do século XIX até à atualidade, abordando situações passadas a bordo de navios de guerra, ou mercantes, ou de alguma forma ligadas ao mar. A compilação dos textos é da autoria de João Freire, sociólogo e Professor Emérito do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.
São relatos de episódios passados na costa do Continente, nos Açores e na Madeira, no Mediterrâneo, na costa de África. Relatos de acontecimentos “por quem os viveu”, acompanhando diversos contextos sociais, políticos e económicos deste hiato de tempo tão longo. “Trata-se de uma contribuição, de subsídios para uma história não-oficial das diversas marinhas portuguesas nos últimos dois séculos”.
João Freire é sociólogo, autor de vários livros, incluindo sobre a colonização portuguesa em África e a Marinha Portuguesa na modernidade, nasceu em Lisboa em 1942 e foi oficial da Armada em jovem.
E convida-nos com esta obra ao “amadurecimento de ideias” sobre estas questões, tal como nos conta em entrevista ao Jornal Economia do Mar que pode ver aqui.