Começa a circular hoje, o livro-disco do espetáculo Marés criado para o 80.º aniversário da Mútua dos Pescadores, celebrado em 2022.
MARÉ é um espectáculo de homenagem à vida e ao trabalho árduos dos pescadores e das comunidades piscatórias de todo o país. Através da música, da videografia e da literatura, o público é convidado a embarcar numa viagem por diversas localidades marítimas portuguesas, evocando vidas de salitre e recordando histórias de faina.
Abílio Caseiro: cavaquinho, bandolim, guitarra portuguesa, guitarra eléctrica, Celina da Piedade: voz, acordeão, Quiné Teles: percussão, voz,
Sara Vidal: voz, harpa celta, adufe, Zé Francisco: guitarra, voz, João Espada: videografia, Sónia Pereira: literatura portuguesa, formam o seteto maravilha!
A Mútua lançou o desafio à Sara Vidal/Sons Vadios que em boa hora o acolheu de braços abertos e correu mundos e fundos para que fosse possível, e ele aí está. Um projeto inigualável, generoso e genuíno, que junta belíssimos músicos e artistas. Um orgulho para todos aqueles que valorizam a música popular e de raíz popular, mas em particular para as comunidades piscatórias e costeiras, e para a Mútua, claro!
Lisboa, Ílhavo, Tavira, Quarteira e Lagoa já tiverem a sorte de conhecer o projeto ao vivo. Lagoa foi brindada com a apresentação do livro-disco, no dia 30 de maio, num concerto para assinalar o Dia do Pescador. Existe ainda uma linha da costa para continuar a percorrer.
Para a edição do disco a Sons Vadios convidou o Coro Mútua, repetindo a experiência inicial do projeto, aquando a apresentação na Gare Marítima em Lisboa, em novembro de 2022.
A par das músicas, há também o contributo literário de Manuel Rocha (músico) e Abel Coentrão (jornalista), e ainda do Presidente do Conselho de Administração da Mútua, João Delgado dos Pescadores, assim como ligações a vídeos de recolhas das músicas tradicionais e de ilustrações visuais, realizadas por João Espada.
A direção musical e o trabalho de estúdio, misturas e masterização, esteve a cargo de Quiné Teles, em Ílhavo, com a colaboração de José Moz Carrapa na gravação do Coro Mútua, em Lisboa.
O grafismo, ilustração e paginação é da autoria de Marcos Porto.
A edição física e digital estará disponível a partir de hoje, dia 31 de maio, e conta com o apoio da Mútua dos Pescadores, Fundação INATEL, Docapesca e Junta de Freguesia da Nazaré.