Fazemos 78 anos!

27 de julho 2020

No dia do nosso aniversário aqui respigamos o mais recente artigo que evoca a história desta organização tão singular “Mútua dos Pescadores – uma cooperativa singular” pela mão de Jerónimo Teixeira, Presidente do Conselho de Administração e divulgamos também artigo que assinala os 78 anos.

Ambos os artigos dão a conhecer a história e o modo de ser Mútua dos Pecadores ao longo dos anos, assinalando em particular, num caso, os quatro períodos mais marcantes da história da organização e noutro algumas das suas práticas. O primeiro, de que aqui publicamos um breve excerto, inserido no 3.º período da sua história, de 1984 a 2004, foi publicado na edição n.º 9, de julho, da “Revista Economia Social – leituras e debates”, e o segundo, “Mútua dos Pescadores – 78 anos ao serviço de uma cultura de segurança individual e coletiva”, foi publicado no suplemento País Positivo, dedicado à economia e política marítimas, de sábado, 25 de julho.

Mútua dos Pescadores – uma cooperativa singular, por Jerónimo Teixeira
1984-2004

(…) Como é natural, este processo dividiu os Associados da Mútua, mas também os Trabalhadores da mesma, que dificilmente poderiam ficar indiferentes ao que se foi passando. Mas a Mútua encontrou forças não só para se recompor, mas para se reinventar. Se havia temores de represálias a Trabalhadores apoiantes da Lista alternativa, tal não aconteceu e todos puderam contribuir para o novo ciclo que se abriu, num compromisso de lealdade aos Associados e às missões que à Mútua se colocavam.

Foram abertas Dependências da Mútua em comunidades piscatórias que não tinham qualquer Serviço da Mútua próximo, sendo a primeira nas Caxinas, servindo Vila do Conde e Póvoa de Varzim, mas também em Ponta Delgada e Aveiro, e, não menos importante, os anteriores Postos Médicos de Nazaré, Peniche, Sesimbra, Olhão e Funchal, passaram a ser Dependências onde não só eram prestados os serviços aos Sinistrados, mas nas quais os Associados podiam encontrar as mais diversas respostas às suas necessidades de seguros. E este processo continuou ao longo dos anos chegando aos dias de hoje com 19 balcões que vão de Viana do Castelo à Horta, seguindo uma política de proximidade com os Tomadores de Seguros, Segurados, Pessoas Seguras, Sinistrados, Beneficiários, isto é, todos os Utentes dos serviços prestados pela Mútua.

Os Serviços Externos, a permanente comunicação através do Boletim e depois da revista “Marés”, a formação de Trabalhadores, mas também de Associados, nomeadamente na perspectiva da segurança e prevenção, foram caminhos abertos que não mais se fecharam.

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