A Mútua dos Pescadores saúda todos os profissionais da pesca! Há mais de oito décadas que a nossa Cooperativa de seguros serve as comunidades piscatórias, e continua a fazê-lo com a maior dedicação, profissionalismo e de forma absolutamente próxima e humanizada.
Nascendo para segurar os riscos inerentes à atividade profissional com maiores níveis de sinistralidade no mundo do trabalho, direcionada simultaneamente para dar proteção, ao nível do seguro, à pesca, a Mútua dos Pescadores mantém-se firme quanto aos seus objetivos: continuar a intervir com especialização e eficiência naquilo que é a sua primeira obrigação – a reparação de sinistros-, bem como naquilo que está inerente à sua condição cooperativa – contribuir para resolução dos problemas de ordem social, económica e cultural dos seus membros e das suas comunidades.
Estes valores e princípios determinam, naturalmente, e porque hoje celebramos uma efeméride com grande simbolismo, que a Mútua dos Pescadores continue a fazer todos os esforços no sentido da valorização e dignificação dos nossos pescadores, assumindo como linha de intervenção a exigência de um setor piscatório nacional com futuro, dado que se assume com vital importância para um país com as características do nosso.
Portugal é o maior consumidor de pescado da União Europeia (UE) e o 3º maior do mundo. Cada português consome em média 57/kg de pescado por ano.
Nos últimos 38 anos o país perdeu 27 mil pescadores e cerca de 60% da frota de pesca. Em 1986 produzíamos 70% das nossas necessidades e atualmente produzimos apenas 30%. O défice da balança comercial de produtos da pesca em 2023 fixou-se em quase mil e duzentos milhões de euros. Há que inverter o rumo, caso contrário o setor continuará a ir em sentido oposto face aos mais elementares interesses nacionais – o abastecimento público de pescado, a criação de riqueza, postos de trabalho, aproveitamento dos recursos, diminuição das importações e reativação das economias regionais.
Lembramos, neste Dia Nacional do Pescador, o que significaram estes profissionais, para que o peixe nunca faltasse à mesa dos portugueses durante o período pandémico. Alude-se aqui para a verdadeira centralidade do setor primário, tendo em conta a importância estratégica da sua produção e a necessidade imperativa da valorização e reconhecimento social e político destas profissões cada vez mais desconsideradas.
Serve também este dia para lembrar todos aqueles que dedicaram toda a vida a este setor e que, pela lei da vida, já não fazem parte da vertente material da mesma, habitando apenas no céu das nossas memórias e na continuidade das suas práticas e conhecimentos, que nos incumbiram de nunca abandonar.
A Mútua dos Pescadores não deixará cair no esquecimento o quão importante é o setor da pesca, a extraordinária relevância dos seus profissionais para o futuro do país, e continuará a sua demanda por exigir um setor vivo, dinâmico, qualificado e com horizontes de futuro.
Muito obrigado a todos os profissionais da pesca.
Conselho de Administração da Mútua dos Pescadores
31 de maio de 2024