Celebrar a Liberdade

80 anos Mútua – Encontro de Trabalhadores

No fim de semana de 30 de abril a Mútua assinalou o seu aniversário com os trabalhadores, e a vila da Nazaré, onde a Mútua tem uma forte tradição, foi o local escolhido para acolher o grupo.

O grupo de participantes não poderia ter tido melhor sorte, acolhido por uma Nazaré soalheira e em clima de festa, com a Festa do Homem do Mar e a procissão da Nossa Senhora da Nazaré que lhe está associada, a decorrer.

Usufruímos da melhor forma o programa cultural que nos esperava, que incluiu uma viagem a bordo do comboio turístico da Nazaré organizada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços da Nazaré, conduzidos por Joaquim Ribeiro e guiados por Bruno Pereira, percorrendo alguns dos locais mais emblemáticos e uma visita guiada à exposição etnográfica organizada pelo Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré, pela mão de António Barqueiro.

À noite o jantar servido no restaurante São Miguel, animado pelos artistas Sara Vidal e Rogério Pires, da Cooperativa Sons Vadios, fez o resto da festa! Celebrar a Liberdade foi o mote!

A todos o nosso agradecimento!

O Coro Mútua esteve também de parabéns, assinalando 10 anos de vida com uma pequena atuação e uma homenagem ao seu antigo maestro Ivo Castro, falecido em abril de 2020, no período mais negro da pandemia e do confinamento.

O Encontro foi também palco para se assinalar os 40 anos de atividade da parceira mais antiga da Mútua, a mediadora Ponto Seguro. E no contexto deste duplo aniversário, outras homenagens se fizeram a 3 trabalhadores e dirigentes do Grupo Mútua presentes, com 25 anos de casa, e que entraram na reforma neste período. Homenagens suspensas durante a pandemia.

António Casmarrinha foi um dos homenageados, cumprindo 25 anos ao serviço do Grupo Mútua em 2021, na Ponto Seguro 1996, como membro da gerência e posteriormente com funções de assessoria. Sandra Codinha cumpriu também em 2021, 25 anos de casa, assumindo funções na seção de Pessoal e Cobranças, na sede da Mútua em Lisboa, desde 1996.

Edgar Sousa, Coordenador de Zona e responsável comercial da zona Sul, e depois da Zona Norte, entrou na Mútua em 1989, e reformou-se também neste período. Colega já homenageado na Marés 87, como as restantes colegas que se reformaram neste período, mas a quem faltava dar este abraço coletivo que as restantes 4 colegas já receberam, nas suas zonas.

De emoções e entregas se fez o Encontro, como a de Joaquim Simplício, na Mútua desde 1976, diretor técnico e diretor geral adjunto durante muitos anos, e atualmente administrador, com funções executivas, que aproveitando o mote do Encontro frisou que entrou na Mútua quando já sopravam os ventos de Abril.

Por fim destacar a oferta simbólica da primeira medalha evocativa do 80.º Aniversário da Mútua a José Bebiano, o trabalhador mais antigo no ativo, que iniciou o seu percurso na Mútua precisamente na Nazaré (no então “Posto médico da Nazaré”), há 33 anos atrás.

Alguns dos locais por onde passou o comboio pelo seu simbolismo ligado identidade cultural da Nazaré.