Conheça aqui o plano estratégico das atividades a desenvolver nas mais diversas áreas de intervenção da Cooperativa, durante o próximo triénio. O Plano foi apresentado pela Administração ao Conselho Nacional no dia 1 de dezembro, para ser discutido, submetendo-se ao escrutínio dos associados no passado dia 16 de dezembro, em Lisboa, na Assembleia Geral, órgão soberano da Cooperativa. Juntamente com o Plano de Atividades e Orçamento foi também aprovado pelos sócios o Plano de Formação anual.
“Assumindo a sua condição de seguradora especializada no sector da pesca profissional, a Mútua dos Pescadores mantém a perspetiva de que o seu papel na gestão da segurança das pessoas e dos seus bens, das embarcações e dos seus apetrechos, bem como a defesa das comunidades ribeirinhas, é um objetivo central na ação da empresa. Mas a Mútua é também uma empresa com crescente reconhecimento junto dos agentes das atividades marítimo turísticas, e quer alargar esta especialização às múltiplas atividades aquáticas de turismo e lazer; e como única seguradora com a forma cooperativa a Mútua apresenta, ainda, respostas específicas às necessidades de seguros das várias organizações da economia social, dos sindicatos, das micro, pequenas e médias empresas e das entidades públicas.
O domínio da tecnicidade e da especialização no seguro marítimo e no ramo de acidentes de trabalho leva-nos a ser mais ambiciosos e a desafiar a nossa capacidade de crescer em ramos e produtos que já exploramos e que podem acrescentar valor à nossa carteira de prémios. Afirmamos que queremos continuar a segurar cada vez mais embarcações e respetivas tripulações, mas assumimos o desafio de crescer, nos ramos de acidentes pessoais e multirriscos, mostrando aos nossos clientes tradicionais e aos novos públicos que temos capacidade para oferecer proteção em diversos domínios das suas atividades e das suas vidas.
O ano de 2019 e seguintes continuarão a ser particularmente exigentes no que diz respeito à adaptação das empresas à nova legislação nacional e europeia que, já em vigor ou em vias de transposição para o direito nacional, requer a adoção de novas práticas e procedimentos, implicando o aumento de custos com aquisição de equipamentos e software informático e ou novas prestações de serviços. São disso exemplo, o Regulamento Geral de Proteção de Dados, a nova Lei de Distribuição de Seguros, ou o planeamento e preparação dos trabalhos para introdução das novas Normas de Relato Financeiro Internacional (IFRS). Sob os pressupostos da proteção dos direitos dos cidadãos, da transparência dos negócios e da demonstração de solidez financeira das empresas, o facto é que estamos cada vez mais escrutinados no que diz respeito ao domínio técnico do risco, aos requisitos de governação e à demonstração de ética e de confiança.”
(Plano de Atividades e Orçamento Mútua 2019-2021, Geral)
Assembleia Geral da Mútua dos Pescadores
16 de dezembro em Lisboa
Apela-se à participação de todos os cooperadores na Assembleia Geral da Mútua dos Pescadores, que se realizará no próximo dia 16 de dezembro, pelas 9:30, em Lisboa, no hotel VIP Zurique – na R. Ivone Silva 18, Lisboa.
Nesta Assembleia será apreciada e votada a proposta de Plano de Atividades e Orçamento da Cooperativa para o triénio 2019-2021.
PARTICIPE!
Convocatória aqui