Reportagem da Euronews, 20 de julho de 2021
“Uma equipa tranquila e alegre resiste melhor ao cansaço que é inevitável neste tipo de trabalho. Há menos acidentes a bordo e as embarcações de pesca são mais seguras em geral”, estas palavras são de Alberto Stefanini, Engenheiro Técnico de Segurança, da região piscatória de Emilia-Romagna, Norte de Itália, contexto da reportagem que trazemos aqui, da responsabilidade da estação televisiva Euronews.
O repórter Denis Loctier navegou com o mestre Davide Sanulli e a sua tripulação na apanha do mexilhão, com Çiğdem Moçoşoğlu, “a única mulher em Cesenatico e em toda a região de Emilia Romanha que trabalha num barco de pesca”, e com Lorenzo Balestri, de 19 anos, dos poucos jovens pescadores, que abraçou a profissão, ainda que apenas durante o Verão…
Conversou ainda com Vittorio Elio Manduca, Chefe dos Serviços de Caça e Pesca da região italiana, com Alberto Stefanini, Engenheiro Técnico de Segurança e Massimo Bellavista que trabalha na área com cooperativas de pesca, sindicatos em inspeções técnicas regulares e formações em segurança.
Numa região de Itália em que a atividade marítima se concentra sobretudo na aquacultura, estes homens e mulheres do mar, têm em comum a paixão pelo trabalho que fazem e a consciência de que há-que prevenir e garantir melhores condições de segurança a bordo, para uma pesca com futuro, mais atrativa para os jovens.
Pese embora as diferenças em relação ao contexto da pesca portuguesa, que se caracteriza pela pesca de pequena escala, as questões colocadas poderiam ser subscritas pelos pescadores nacionais!
Os pescadores portugueses apresentam contudo uma vantagem em termos de proteção legal, na medida em que Portugal já ratificou (em 2019, com entrada em vigor em 2020) a Convenção n.º 188 sobre o trabalho na Pesca, um caminho que ainda está a ser percorrido em Itália, tal comos e diz na peça. A Convenção é também objeto de análise na reportagem.
Aceda à reportagem aqui (acedida a 30/7/2021):
- Vídeo e texto: https://pt.euronews.com
- Vídeo: https://pt.euronews.com/
Sobre a Convenção 188.º da OIT, consultar notícia neste site.
