Semana do Mar em Vila do Conde e Póvoa de Varzim
Os alunos da escola básica das Caxinas e de Violetas receberam Jerónimo Viana, Pescador e Administrador da Mútua, para uma conversa sobre a arte de pescar e ser pescador, no âmbito das atividades da “Semana do Mar”.
A experiência é contada na primeira pessoa, pelos alunos das escolas básicas!
No dia dezoito de novembro fomos à biblioteca da escola ouvir o Mestre Jerónimo falar sobre o mar português.
Ele começou por nos contar uma história sobre um “menino caxineiro” de nove anos, que ajudava os pais nas tarefas relacionadas com a pesca.
De seguida, ele apresentou-nos o livro “Profissões do mar” de Teresa Azevedo. Alguns alunos leram o livro, onde cada um representou uma personagem como: Manuel o construtor naval, Laidinha a peixeira, Zeca o pescador, Correia o polícia marítimo, Solange a marinheira, Sebastião o capitão, Lima o mergulhador, Luísa a bióloga marinha, Odete a surfista e César o faroleiro.
A seguir, mostrou-nos uma bússola que serve para os pescadores se orientarem.
Aprendemos a vestir corretamente um colete e as três formas de o insuflar, para a segurança dos pescadores em situação de emergência.
O Mestre Jerónimo ensinou-nos a colocar os anzóis e a fazer um nó de pescador, foi divertido pois nós também podemos experimentar.
Gostamos muito da apresentação, pois aprendemos muitas coisas novas relativas ao mar e ainda tivemos direito a um presente da Mútua dos Pescadores.
(Escola Básica das Violetas, Turma: V4-1)
No dia 19 de novembro fomos à biblioteca da nossa escola receber o Mestre Jerónimo. Foi convidado pela professora Celeste no âmbito da comemoração da Semana do Mar.
O Mestre Jerónimo começou por contar a história de um menino caxineiro que muito novo já iscava os anzóis. Este menino deixou de estudar para poder ajudar os pais, mas mais tarde retomou os estudos. O Mestre ensinou-nos que temos de estudar para depois trabalhar.
De seguida, o Mestre apresentou-nos o livro “Profissões no mar” de Teresa Azevedo e Bruno Costa, inspirado na gente de Vila Chã. Lemos alguns excertos e descobrimos o “Manuel-construtor naval”, “Laidinha- a peixeira”, “Sebastião – o capitão”, “Ângela- a marinheira”, “Zeca – o pescador”, “Lima – o mergulhador” e “Correia – o polícia marítimo”. Outras profissões ficaram para outras leituras.
Ainda houve tempo para o Mestre nos ensinar a arte do mar com linhas e anzóis designada por espinhel ou trole como se usa dizer em Caxinas. Trouxe uma madre com os estralhos e explicou como se colocavam os anzóis. Percebemos o quanto esta arte é importante para uma pesca sustentável.
Por último, o Mestre mostrou uma bússola e um colete salva-vidas que se podia encher de três formas. À despedida, ofereceu-nos uma lembrança.
Muito obrigado, Mestre Jerónimo!
(Texto dos alunos da Turma C4-2, da EB Caxinas)