Calendário de eventos e iniciativas

Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
Dom
1
2
3
4
5
  • “Venham ver a vida no Tejo de hoje!”
    Dia inteiro
    05/10/2018

    173ª Real Regatta das Canoas
    5 de outubro 2018 -Praia de Pedrouços (9:30) – Cais da Moita Largada (12:00)

    O convite é da Marinha do Tejo, que a Mútua apoia, Associação criada em 2008, na sequência de um despacho do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar que “determina a realização de um conjunto de iniciativas que contribuam para preservar o significado histórico-cultural da Marinha do Tejo e dinamizar a sua ação, entre as quais a constituição de um pólo vivo do Museu da Marinha”.

    “A Marinha do Tejo é o nome pelo qual ficaram conhecidas as embarcações e a comunidade de marítimos das zonas ribeirinhas que tiveram um papel relevante na defesa do país, contribuindo de forma determinante para a proteção da cidade de Lisboa no início do século XIX, especialmente por ocasião da terceira invasão francesa”.

    A Marinha do Tejo congrega diversas Associações que animam todo o universo das embarcações tradicionais do Tejo, sua construção, restauro, manutenção, bem como dinamizam atividades que promovem a preservação destas embarcações e da sua história, bem como ajudam também a manter viva esta dimensão importante da identidade cultural das comunidades ribeirinhas do Tejo.

    Citações em notícia do site da Comissão Cultural da Marinha
    https://ccm.marinha.pt/pt (visto a 4-10-2018)

    Download PROGRAMA

     

6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
  • VII Seminário Desafios do Mar Português
    Dia inteiro
    20/10/2018

    Museu Marítimo de Ílhavo, 20 de outubro

    “A Sustentabilidade e Literacia Azul” é o tema da 7.ª edição do Seminário Desafios do Mar Português, que irá decorrer a 20 de outubro de 2018, por ocasião do 17.º Aniversário da Ampliação e Remodelação do MMI. A Fundação Oceano Azul e o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro serão parceiros do evento.

    O conceito do Seminário Desafios do Mar Português, criado em 2012 através do CIEMar-Ílhavo, subunidade de investigação do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), tem vindo, ano após ano, a fortalecer a sua posição como dinamizador de problemáticas em torno da relação de Portugal com o Mar.

    Nesta VII edição, com o tema “Sustentabilidade e Literacia Azul”, abordado através da biologia, antropologia, política e economia, procura-se sensibilizar a sociedade sobre o seu relacionamento com o mar, nomeadamente expondo os riscos que atualmente afligem os Oceanos, não esquecendo, no entanto, as oportunidades e o conhecimento que o mesmo nos pode brindar.
    (ref. comunicação enviada pelo MMI)

    Download programa/cartaz

    INSCRIÇÕES | ciemar.mmi@cm-ilhavo.pt com os seguintes dados: nome, profissão, instituição e contactos.

21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
November
November
November
November