Calendário de eventos e iniciativas

< 2019 >
Maio
«
»
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
Dom
Abril
Abril
1
  • Brigada do Mar em ação!
    Dia inteiro
    01/05/2019-18/05/2019

    Ação de limpeza da orla costeira no Concelho de Grândola

    Desde o dia 1 de maio, e até ao dia 18, as praias de Melides a Tróia estão a ser varridas por uma onda de solidariedade em prol do bom ambiente da orla costeira, para bem de todos! A Mútua é a seguradora dos voluntários desta iniciativa desenvolvida pela Brigada do Mar.

    Criada em 2009, a Brigada do Mar desenvolve ações de proteção da biodiversidade e realiza intervenções de limpeza em zonas costeiras não concessionadas. Com o apoio da Câmara Municipal de Grândola todos os anos em Maio, realiza uma limpeza com a duração de 15 dias, na qual 45 quilómetros da orla costeira compreendida entre a praia de Melides e Tróia são percorridos e descontaminados.
    O lixo recolhido é separado em: plásticos, vidros, indiferenciados e resíduos perigosos e, posteriormente encaminhado para entidades competentes que o transformam e reutilizam.

    Em 10 anos a Brigada do mar já limpou mais de 600 km lineares de costa, retirou mais de 550 toneladas de lixo do areal e com ela colaboraram mais de mais de 6000 voluntários em mais de 200 dias efectivos de iniciativas de limpeza e sensibilização.

    A quantidade de lixo encontrado por quem participa e o estado de degradação da paisagem das praias onde a Brigada do Mar atua, é impossível de descrever…

    (informação retirada do site)

    Siga as atividades da Brigada no seu site e no Facebook

     

2
3
  • Dia Escolar do Mar
    Dia inteiro
    03/05/2019

    Nazaré, 3 de maio, integrado no festival NMN

    Integrado no Festival Nazaré Marés de Maio, o dia escolar do Mar é um evento onde alunos do 4º ano e 10º anos do Agrupamento de Escolas da Nazaré têm a oportunidade de viver uma série de experiências e atividades “para a compreensão da influência do mar em nós e da influência que podemos ter no Mar”. A Mútua irá dinamizar uma destas experiências.

    Este evento é uma das etapas do Agrupamento de Escolas da Nazaré na estratégia «Escola Azul» que tem como objetivo desenvolver as competências e as atitudes nos nossos alunos que lhes permitam ser, no futuro, cidadãos de excelência na defesa dos valores ambientais da sustentabilidade dos oceanos e uma mais-valia de referência, nacional e internacional, nas atividades de inovação e desenvolvimento tecnológico relacionados com a economia do mar.

    O evento inicia-se pelas 9:30, em diversos locais do Porto da Nazaré.

    Conhecer o programa em detalhe

    Convite/Cartaz

     

4
5
6
  • Candidaturas abertas ao Prémio Octávio Lixa Filgueiras
    Dia inteiro
    06/05/2019-31/05/2019

    Museu Marítimo de Ílhavo

    Termina a 31 de maio o prazo de inscrição para o “Prémio Octávio Lixa Filgueiras” e os trabalhos podem ser entregues até ao dia 30 de agosto de 2019. O anúncio do autor e título do trabalho premiado terá lugar por ocasião das comemorações do Dia Nacional do Mar (16 de novembro).

    Criado em 2012, este Prémio tem como objetivo evocar e divulgar a obra de um dos mais reconhecidos investigadores portugueses de temas de cultura marítima, o Prof. Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras, e promover investigação relevante nas áreas da História Marítima, Arquitetura Naval, Antropologia Marítima, Arqueologia Subaquática, Patrimónios Marítimos e Museologia.

    O Prémio tem um valor monetário de 2.500 euros e destina-se a galardoar autores de dissertações académicas ou de trabalhos de investigação inéditos realizados no âmbito da cultura marítimo-fluvial.

    As candidaturas devem ser formalizadas até ao dia 31 de maio, através de formulário disponível em http://www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt/frontoffice/pages/99?event_id=557, entregues pessoalmente ou envidas por correio para o Museu Marítimo de Ílhavo ou, também, por email para ciemar.mmi@cm-ilhavo.pt. Os trabalhos deverão ser entregues (pessoalmente ou por email) até ao dia 30 de agosto.

    Contactos:
    CIEMar-Ílhavo – Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar do Município de Ílhavo
    Travessa Alexandre da Conceição 3830-196 Ílhavo, Portugal
    Tel. 234 092 496 | Fax 234 321 797
    HORÁRIO 2.ª a 6ª feira 09h00 -17h00
    www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt | ciemar.mmi@cm-ilhavo.pt

    Mais informações e ficha de inscrição

7
8
  • Gal Pescas Mar Açores Oriental
    14:00 -18:00
    08/05/2019

    8 de maio, Ponta Delgada, Sessão de Divulgação e Esclarecimento

    O Gal Açoreano está a promover uma ação de divulgação das condições necessárias à apresentação de candidaturas contemplando os territórios das Ilhas de São Miguel e Santa Maria.

    As candidaturas abertas enquadram-se nas seguintes áreas:

    • Inovação e Espaço Marítimo
    • Qualificação escolar e profissional relacionada com o mar
    • Preservação, Conservação e Valorização dos elementos patrimoniais e dos recursos naturais e paisagísticos
    • Reforço da competitividade da Pesca
    • Reforço da competitividade do Turismo
    • Promoção de Produtos locais de qualidade
    • Melhoria dos circuitos curtos de bens alimentares e mercados locais, no âmbito do mar

    Siga o GAL na sua página de Facebook

    Saber mais

9
10
11
12
13
14
15
16
  • Dia Europeu do Mar
    Dia inteiro
    16/05/2019-17/05/2019

    Centro de Congressos, Lisboa, 16 e 17 de maio 2019

    O Dia Europeu do Mar é o evento anual de dois dias durante o qual a comunidade marítima da Europa se reúne para discutir, formar e articular ações conjuntas. Destina-se a todos os profissionais das mais variadas atividades marítimas, e a Mútua será a única seguradora portuguesa presente.
    De Portugal estarão presentes, para além do Ministério do Mar e seus organismos, entidades como a Docapesca, o For-mar, a ENIDH, o Instituto Hidrográfico, Universidade de Aveiro, o Centro de Ciências do Mar do Algarve, o Politécnico de Leiria, ou o CIIMAR – Centro interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto.

    O evento terá lugar nos dias 16 e 17 de maio de 2019, no Centro de Congressos de Lisboa. A sessão de abertura é marcada pela presença da Ministra do Mar, do Presidente da Câmara de Lisboa e do Comissário Europeu do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, pelas 9h do dia 16, e ao longo dos dois dias os visitantes poderão participar nas conferências e workshops temáticos, sendo o foco desta edição a investigação e a inovação na economia do mar.

    Expositores e planta do espaço (O espaço da Mútua é o expositor 99, identificado no mapa)

    Mais informação aqui: https://european-maritime-day.b2match.io/

17
  • Pirilampo Mágico
    Dia inteiro
    17/05/2019-09/06/2019

    Campanha anual da Fenacerci, entre 17 Maio e 9 de Junho

    Há 32 anos que o Pirilampo Mágico marca presença nas nossas vidas apelando a uma “consciência coletiva pela defesa e consagração dos direitos da pessoa com deficiência intelectual e multideficiência”. A campanha de 2019 promovida pela FENACERCI sempre em parceria com a RTP é lançada hoje em Lisboa pelas 15h, e a Mútua integra a Comissão de Honra, representada pelo seu Presidente, Jerónimo Teixeira.

    Este ano o lema é “A natureza é solidária”

    A inclusão acontece quando as oportunidades são iguais para todos, independentemente de credos, aptidões ou situações individuais. Mas queremos que a essa inclusão corresponde uma efetiva qualidade de vida, o que implica assegurar a defesa do ambiente e a construção de uma consciência ecológica onde todos possam participar. É por isso que associamos a inclusão à defesa do meio ambiente, como um desígnio de cidadania. Afinal, todos somos iguais nos direitos que nos assistem como cidadãos, mas esses só se podem cumprir plenamente num mundo justo e saudável. A inclusão, tal como a defesa do meio ambiente, exigem equilíbrios na forma de pensar e de agir por parte de toda a comunidade. É para essa complementaridade que pretendemos chamar a atenção. Por um mundo melhor e para TODOS!

    Dentro em breve os nossos balcões também serão iluminados por estes Pirilampos Mágicos! Esteja atento!

    Siga a campanha no site da Fenacerci

18
19
  • “Guia do Litoral de Vila Chã – História, Cultura Costeira e Biodiversidade”
    Dia inteiro
    19/05/2019

    Vila Chã, 19 de maio

    O projeto Vila Chã – Um Mar de Experiências continua a dar que falar sobre Vila Chã e as comunidades costeiras, lançando-se agora o “Guia do Litoral de Vila Chã – História, Cultura Costeira e Biodiversidade”, no dia 19 de maio em Vila Chã.
    Teresa Azevedo (texto) e Bruno Costa (ilustração) continuam a ser levados pelo amor que sentem pela sua terra e pela sua cultura, semeando esse amor em todos os lugares onde vão aportar! Bibliotecas, escolas, museus e outras instituições das comunidades costeiras um pouco por todo o país já os acolheram!

    Depois de “Vila Chã – Um Mar de experiências”, que apela à ligação à comunidade e aos valores locais relacionados com a pesca, o mar, o ambiente, e à segurança também, sensibilizando as crianças e os adultos para como diz a Teresa Azevedo, “amarem a sua cultura”, vieram a boneca de pano, os jogos e os puzzles, e depois o livro artesanal (de edição limitada), “As Profissões do Mar”. Agora este Guia, para nos levar a todos estes lugares da memória e da vida de Vila Chã, das pessoas e da história local, mas também da fauna e da flora… A Mútua acarinhou o projeto desde o início e e vai sempre sendo surpreendida com cada novo desafio que nos traz!

    O Guia do Litoral de Vila Chã – História, Cultura Costeira e Biodiversidade, onde compilámos numerosa informação de interesse, seja sobre a biodiversidade, a história e a cultura costeira vilaplanense. A informação aí recolhida pode ser apreciada em português e inglês, em sintonia com o interesse que sentimos pelos visitantes estrangeiros.
    O guia é estruturado como um passeio-experiência educativo, gratificante e divertido.

    Assim e para demonstrar o seu uso, no lançamento do Guia faremos um percurso, usando o passadiço, onde encontraremos, em pontos estratégicos, conhecedores locais, e não só, dos temas abordados.

    O percurso inicia-se pelas 10h00 na Praia do Pinhal dos elétricos.

    Acompanhe o projeto aqui.

     

20
21
22
23
24
25
  • VII Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo, 2019
    Dia inteiro
    25/05/2019-23/06/2019

    Embarcamos com a Confraria Ibérica do Tejo em mais um Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo que celebra a cultura das embarcações tradicionais e das comunidades ribeirinhas.

    Este ano os barcos tradicionais partem já no próximo dia 25 de maio de Rosmaninhal, no Parque Natural do Tejo Internacional, e regressam a 23 de junho a Oeiras, num percurso que conta com 15 etapas.
    Todos os amantes da tradição náutica podem uma vez mais vivenciar este território sem fronteiras terrestres, marcado pelas águas do Tejo e pelas comunidades que nele habitam.

    A Mútua é uma vez mais a seguradora da organização do evento.

    Conhecer aqui em detalhe o programa com as várias etapas e o mapa do cruzeiro.

26
27
28
29
30
31
June
June