Brigada do Mar em ação!

Ação de limpeza da orla costeira no Concelho de Grândola

Desde o dia 1 de maio, e até ao dia 18, as praias de Melides a Tróia estão a ser varridas por uma onda de solidariedade em prol do bom ambiente da orla costeira, para bem de todos! A Mútua é a seguradora dos voluntários desta iniciativa desenvolvida pela Brigada do Mar.

Criada em 2009, a Brigada do Mar desenvolve ações de proteção da biodiversidade e realiza intervenções de limpeza em zonas costeiras não concessionadas. Com o apoio da Câmara Municipal de Grândola todos os anos em Maio, realiza uma limpeza com a duração de 15 dias, na qual 45 quilómetros da orla costeira compreendida entre a praia de Melides e Tróia são percorridos e descontaminados.
O lixo recolhido é separado em: plásticos, vidros, indiferenciados e resíduos perigosos e, posteriormente encaminhado para entidades competentes que o transformam e reutilizam.

Em 10 anos a Brigada do mar já limpou mais de 600 km lineares de costa, retirou mais de 550 toneladas de lixo do areal e com ela colaboraram mais de mais de 6000 voluntários em mais de 200 dias efectivos de iniciativas de limpeza e sensibilização.

A quantidade de lixo encontrado por quem participa e o estado de degradação da paisagem das praias onde a Brigada do Mar atua, é impossível de descrever…

(informação retirada do site)

Siga as atividades da Brigada no seu site e no Facebook

 

Print Friendly, PDF & Email