Parabéns Revista de Marinha!

A Revista de Marinha foi fundada pelo jornalista Maurício de Oliveira a 31 de janeiro de 1937, com publicação ininterrupta desde então, sendo hoje uma das mais antigas revistas portuguesas em circulação. Celebra o seu 82º aniversário hoje no Clube Militar Naval, homenageando-se também o seu fundador com o lançamento da 4ª edição do livro “Os Submarinos na Marinha Portuguesa”, coordenado pelo Almirante Álvaro Gaspar, e apresentando na sessão por Nuno Rogeiro.

Sobre a Revista…
O tema central da revista é o Mar, cuja importância na economia, na segurança, na cultura e na própria identidade nacional é por demais evidente. Este tema será abordado nas suas múltiplas facetas, com destaque para os assuntos relativos às ciências do mar, às atividades portuárias e às Marinhas de Guerra, de Comércio, de Pesca e de Recreio, quer de Portugal, quer dos outros Estados lusófonos, membros da CPLP.
(excerto do Estatuto editorial)

Sobre o Fundador…
Maurício Carlos Paiva de Oliveira nasceu em Abrantes a 20 de Outubro de 1909. Fez os estudos em Lisboa e em 1926, com apenas 17 anos, completa o ensino secundário no Liceu Camões, e inicia a sua carreira de jornalista no “Rebate”. Em 1929 passou a trabalhar no “Diário de Lisboa.”
Em paralelo, foi colaborador próximo do armador Bernardino Alves Corrêa, para quem começou a trabalhar em 1928 na Sociedade Agrícola de Ganda, e mais tarde na Companhia Colonial de Navegação, empresa de navegação portuguesa, também ligada ao armador Bernardino Corrêa, seu grande dinamizador.
Desde o começo da actividade jornalística que deu especial atenção aos assuntos de marinha, lutando contra o “zero naval” dos anos vinte, desdobrando-se em actos de divulgação e propaganda no sentido do regresso de Portugal ao mar. Organizou exposições e debates, escreveu centenas de artigos e foi autor de 35 livros sobre a temática naval, alguns deles traduzidos para castelhano e inglês.
(A partir de informação recolhida em http://app.regiaocentro.net/sartigo/index.php?x=7449 bem como na Wikipédia (para a CCN) (a 31-1-2019)

Conhecer melhor a Revista de Marinha aqui
Última edição da Revista de Marinha

Última edição da Revista de Marinha

Print Friendly, PDF & Email