“Um Conto de Duas Cidades”, documentário sobre a Póvoa de Varzim

View Calendar
13/02/2020 18:00 - 21:00

“Um Conto de Duas Cidades”, documentário sobre a Póvoa de Varzim

Museu Nacional de Etnologia, Lisboa, 13 de fevereiro, 18h00

Os protagonistas do filme são as “pessoas da Póvoa de Varzim”, autores da história da sua cidade, que vive entre dois mundos: a Póvoa piscatória e a Póvoa turística.

O filme é realizado por Morag Brennan e Steve Harrison, a partir da fotografia de Agnès Varda, que ilustra também o cartaz do evento, e foi vencedor do Portugal International Film Festival de 2018 na categoria Melhor Documentário. Uma homenagem a esta comunidade que a Mútua quer também saudar, com a promoção do filme e iniciativa.

O filme reflete sobre os contrastes entre a “comunidade piscatória e a realidade brutal de um modo de vida tradicional – a coragem, carácter e solidariedade que ajudaram o povo a sobreviver”; e a “a cidade turística – e os indivíduos cuja energia, empresa de negócios e iniciativa transformaram este trecho de 1km de areia numa meca para milhões de turistas”.

Para além dos realizadores, o debate que se seguirá à exibição do filme contará com a participação de Manuel Costa, diretor da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto e editor municipal (Município da Póvoa do Varzim), Inês Amorim, diretora do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), e de Pedro Félix, coordenador da equipa instaladora do Arquivo Nacional do Som.

Não só se obtém um vislumbre histórico de um mundo que agora está quase esquecido, como também se pode ver uma parte da história portuguesa que alguns desejam esquecer: a vida sob o poder de Salazar. Primeiro, há o relacionamento especial que o ditador teve com a comunidade de pescadores e a cidade turística; e depois pode ainda ver-se como a Póvoa foi o cenário dramático para o confronto entre o regime de Salazar e o homem que jurou derrubá-lo, General Humberto Delgado. Este Conto de Duas Cidades é contado por entrevistas de testemunhas oculares, às vezes hilariantes e outras vezes dolorosas, mas sempre inspiradoras e reveladoras. (excerto do programa do Filme)

Download Programa