Dia da Ecologia

View Calendar
16/09/2020 09:30 - 11:00

Para assinalar o Dia da Ecologia, 14 de setembro, a Câmara Municipal da Moita promove uma visita guiada ao Sítio das Marinhas – Centro de Interpretação Ambiental, dirigida ao público em geral, a 16 de setembro, das 9:30h às 11:00h.

Através desta visita guiada, o visitante ficará a conhecer melhor o funcionamento das salinas e a ecologia do Estuário do Tejo. As inscrições (obrigatórias) estão abertas até dia 10 de setembro.

As inscrições podem ser efetuadas através do email div.salubridade.ambiente@mail.cm-moita.pt, devendo indicar o nome, o número de pessoas, um contacto telefónico e, no campo assunto, “Visita Sítio das Marinhas”.

O Sítio das Marinhas é um local privilegiado para observação de flora e avifauna do estuário do Tejo, sendo de muito fácil acesso ao visitante. As salinas, embora construídas pelo Homem, funcionam como habitat complementar à extensa zona entremarés, atraindo várias espécies de aves. Estas antigas salinas foram reativadas como projeto educativo e de sensibilização ambiental, contando também um pouco da história da humanização do território e da exploração de sal que durante anos caracterizou a atividade económica da terra. O Sítio das Marinhas é um equipamento que salienta a identidade ribeirinha, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Município da Moita, no âmbito do Projeto Moita Património do Tejo.

Fonte: informação divulgada pelo Município da Moita

Sobre do Dia da Ecologia

“Por ecologia, entendemos toda a ciência das relações do organismo com o meio ambiente, incluindo, amplamente, todas as “condições de existência”. Estas são parcialmente orgânicas, parcialmente inorgânicos na Natureza; ambas são da maior importância para a forma dos organismos, pois forçam-nos a adaptar-se. Entre as condições inorgânicas, (…) consideramos as propriedades físicas e químicas do seu habitat, o clima (luz, calor, condições atmosféricas de humidade e eletricidade), nutrientes inorgânicos, a natureza da água e do solo, etc. Como condições orgânicas, consideramos todas as relações do organismo com todos os outros organismos com os quais entra em contato, e que mais contribuem para sua vantagem ou para seu prejuízo. Cada organismo tem, entre os outros organismos, os seus amigos e inimigos, aqueles que favorecem a sua existência e aqueles que a prejudicam. Os organismos que servem como alimento orgânico para terceiros, ou que vivem deles como parasitas, também pertencem a esta categoria de condições orgânicas de existência. Numa só palavra, ecologia é o estudo de todos as inter-relações complexas referidas por Darwin como as condições da luta pela existência.” (https://www.ecologyday.eu/pt/)

O Dia da Ecologia surgiu em 2016, para celebrar o 150º aniversário da criação do conceito de Ecologia. Desde 2017 que a promoção deste dia está a cargo da SPECO – Sociedade Portuguesa de Ecologia, em associação com a Federação Europeia de Ecologia (EEF). A SPECO tem-se dedicado ao lançamento anual da iniciativa que, em Portugal, conta com o Alto-Patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO.

Mais informações e outras iniciativas aqui: https://www.ecologyday.eu/pt/.

Sítio das Marinhas