“Caminhos com História – Memórias dos Bairros dos Pescadores e do Grito do Povo”

View Calendar
14/09/2021 18:00 - 20:00

Edição da Câmara Municipal de Setúbal, apresentação 14 de setembro

A obra reúne testemunhos desenvolvidos no âmbito do GO – Grupo das Oficinas Colaborativas, projeto da autarquia implementado no território da Anunciada com espaços de aprendizagem coletiva num conjunto de bairros tradicionais e é também uma homenagem a estas populações.

São 16 testemunhos na primeira pessoa sobre memórias, quotidianos, percursos de vida e saberes curiosos, de homens e mulheres entre os 22 e os 88 anos, moradores dos Bairros dos Pescadores e do Grito do Povo, em Setúbal.

Testemunhos ligados à vida no local, nas “barracas” de antes do 25 de abril, e nos bairros construídos após o 25 de Abril, ao dia-a-dia de trabalho, na pesca ou na industria conserveira sobretudo, ao dia-a-dia das crianças, às festas populares (como a festa dos pescadores da Nossa Senhora do Rosário de Tróia), entre outros aspetos da vida coletiva. Havendo também lugar para a partilha de poemas e receitas.

A obra é coordenada pelo município, prefaciada pela socióloga Maria João Freitas, e com textos da socióloga Joana Iglésias Amorim e da antropóloga Vanessa Iglésias Amorim (que é também membro do Conselho de Administração da Mútua dos Pescadores, facto que não podemos deixar de sublinhar!) residentes no Bairro dos Pescadores e participantes ativas das Oficinas Colaborativas.

De acordo com o município a obra “é uma oportunidade para o leitor conhecer a história da construção dos bairros e perceber o papel fundamental que o 25 de Abril teve na conquista de direitos sociais, nomeadamente o direito à habitação, além de se constituir como um recurso para a valorização futura do território.”

A obra será apresentada no dia 14 de setembro, às 18h30, com a presença das autoras, no âmbito das Comemorações Bocagianas, num dos espaços que serviram de centro para a sua pesquisa, o Museu do Trabalho Michel Giacometti de Setúbal – para mais informação ou inscrição contatar: disoc@mun-setubal.pt.