Eventos

Sugestões de eventos e iniciativas

< 2019 >
Julho
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
Dom
1
2
3
4
5
6
  • COOPERATIVAS POR UM TRABALHO DIGNO
    Dia inteiro
    06/07/2019

    Informação atualizada

    Dia Internacional das Cooperativas, Coimbra, 6 de julho 2019

    O Dia Internacional das Cooperativas será este ano assinalado em Coimbra, no dia 6 de julho, tendo como anfitriã a Plural, Cooperativa Farmacêutica, CRL. A organização da iniciativa cabe às confederações representativas do movimento cooperativo em Portugal, Confecoop e Confagri, com o apoio da CASES. Todos os anos a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) lança um tema para a sensibilização e consciencialização da importância das cooperativas nas mais diversas áreas da sociedade. Este ano apela-se ao lugar que as cooperativas assumem e devem continuar a assumir na dignificação do trabalho. A Mútua, primeira e única cooperativa de utentes de seguros portuguesa, não faltará a estas celebrações.

    Em todas as áreas de atividade, sociais, financeiras, setores primários como pesca ou agricultura, de consumo, culturais, educacionais, entre outras, as cooperativas centram a sua ação nas pessoas, e priorizam o desenvolvimento humano e a justiça social no local de trabalho. Tal como afirma o presidente da ACI, Ariel Guarco “As cooperativas ajudam a preservar o emprego e promovem o trabalho decente em todos os setores da economia. Através da participação, os membros têm uma motivação para mudar as suas vidas, as suas comunidades e o mundo”.

    O emprego cooperativo está longe de ser um fenómeno marginal. De acordo com uma estimativa recente, as cooperativas em todo o mundo empregam ou são a principal fonte de renda para mais de 279 milhões de pessoas – quase 10% do total da população trabalhadora da humanidade.

    Além desses números, diferentes estudos confirmam que na comparação com o emprego em outros setores, os trabalhos cooperativos:
    – tendem a ser mais sustentáveis ao longo do tempo;
    – a diferença entre os salários de cargos de maior e menor responsabilidade é menor;
    – distribuem-se mais uniformemente entre áreas rurais e urbanas.

    “Por um Trabalho Digno”
    Dada a crescente desigualdade de hoje, o aumento da insegurança no emprego e altos níveis de desemprego, particularmente entre os jovens, o tema de 2019 #Coopsday foi escolhido para apoiar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8: “Desenvolvimento inclusivo e trabalho decente”.
    Como empresas centradas nas pessoas e atores-chave do desenvolvimento (de acordo com o Consenso Europeu sobre Desenvolvimento de 2017), as cooperativas têm um papel importante a desempenhar na criação de empregos decentes e na capacitação económica e social das comunidades locais. O princípio do cooperativismo Gestão democrática pelos associados permite que as comunidades possuam e giram as cooperativas coletivamente, através do controlo democrático que traz crescimento inclusivo e sustentável, sem deixar ninguém para trás.
    Como as cooperativas são empresas geridas pelos seus valores, que pertencem aos seus membros, que as controlam e dirigem, os trabalhadores cooperativos experimentam “uma busca por eficiência, flexibilidade compartilhada, um senso de participação, um ambiente familiar e um forte senso de identidade”, conforme revelado na série de entrevistas realizadas em dez países diferentes em todo o mundo, em conexão com a publicação Cooperatives and Employment: a Global Report.

    Participe nas comemorações deste Dia!

    Download programa da iniciativa

    Inscrições – a entrada é gratuita mas solicita-se inscrição para uma melhor organização do evento: clique aqui.


    Mensagem da organização:

    No Dia Internacional das Cooperativas deste ano (Coopsday), que será celebrado no próximo dia 6 de julho, nós, enquanto cooperativas, pretendemos tornar público a manifestamos do nosso compromisso com o trabalho decente.

    Para o fazer juntamos forças com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma organização com quem trabalhamos de mão(s) dada(s) desde que foi criada, e que este ano comemora o seu centenário, focando especialmente o futuro do trabalho.

    Nesse sentido, o programa contempla a conferência sob o tema “Desenvolvimento Inclusivo – As Cooperativas por um trabalho digno” , com uma intervenção da responsabilidade da Dra. Ana Paula Rosa, Gestora de Programas na Organização Internacional do Trabalho.

    O evento contará com a presença dos principais dirigentes cooperativos e com a presença do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

    A presença de todos é essencial para a afirmação do Cooperativismo e da Economia Social.

    Saudações Cooperativistas,

    Fontes consultadas: https://www.ica.coop/ (Site da ACI)

7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
  • 3ª Regata Marquês de Pombal
    14:00 -19:00
    27/07/2019

    De Algés à Marina de Oeiras, 27 de Julho

    Organizada pela Associação ANCORAS em parceria com a Marina de Oeiras – OeirasViva EM, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, irá realizar-se a 3ª Regata Marquês de Pombal, com partida de Pedrouços, Doca de Algés, pelas 14h00 e chegada à Marina de Oeiras, pelas 16h30 na Marina de Oeiras. A organização do evento está segura na Mútua!

    A seguir à regata, realiza-se um Porto Vivo, para divulgação e promoção das embarcações típicas do Tejo e da vela tradicional, para o qual se convidam todos os apaixonados pelas embarcações tradicionais e cultura ribeirinha!

    Mais detalhes sobre o evento:

    • As embarcações poderão pernoitar na Doca de Pedrouços na véspera da prova e na Marina de Oeiras no dia da prova, gratuitamente.
    • Os participantes poderão pernoitar em caserna na Feitoria do Colégio Militar, mediante inscrição, junto da organização.
    • Haverá um jantar de Convívio para confraternização e para a distribuição dos prémios, para os participantes, junto à Marina de Oeiras.

    Inscrição e outros:

    Contactos:

28
29
30
31
August
August
August
August
Print Friendly, PDF & Email