Mútua dos Pescadores, 1ª cooperativa de utentes de seguros

A Mútua é a primeira e única cooperativa de seguros portuguesa, que celebrará em 2022 oitenta anos de história enquanto Mútua de Seguros. À experiência mutualista no sector das pescas que acumulou durante décadas, juntou-se a partir de 2000, a intervenção noutras atividades marítimas, como a náutica de recreio, marítimo turística, pesca desportiva ou mergulho, e hoje tem respostas para proteção de todas as pessoas e dos seus bens, das suas habitações, de todas as atividades económicas, das associações, das entidades do setor público e do setor cooperativo e social.

Torne-se cooperador da Mútua dos Pescadores! Saiba mais aqui e beneficie de serviços e produtos disponibilizados pelas várias entidades parceiras!


Para consultar o calendário de eventos e iniciativas clique aqui!


Recuperação da sardinha em águas ibéricas

Nota de Imprensa do Instituto Espanhol de Oceanografia confirma a melhoria do stock da sardinha em águas ibéricas em 2019, e um melhor recrutamento para 2020.

A campanha científica IBERAS, que colheu estes resultados, foi iniciada em 2018, pelo Instituto Espanhol de Oceanografia e pelo IPMA, com o objetivo de estimar o recrutamento da sardinha na Península Ibérica, para aumentar a precisão das estimativas do stock e apoiar uma gestão mais eficaz do recurso por ambos os países.

Ler Mais

VALORIZAR AS PESCAS, VALORIZAR O PAÍS

Encontro do Dia Nacional do Mar, Sesimbra, 13 e 14 de novembro

Iniciativa cancelada

Perante as últimas medidas anunciadas, relativamente aos novos constrangimentos à circulação, para os 121 concelhos com risco elevado de transmissão por Covid-19, os organizadores do evento consideram que não existem condições para a sua realização. Agradecemos a compreensão de todos.

Ler Mais

Novo regime jurídico para a pesca profissional marítima para 2021

Medidas de gestão/conservação dos recursos, exercício da atividade/artes de pesca, licenciamento de embarcações

A pesca tem um novo enquadramento jurídico no que respeita a medidas de conservação e exploração sustentável dos recursos biológicos marinhos (que emanam da Política Comum de Pescas da UE), do próprio exercício da atividade e artes de pesca (caracterização, regras aplicáveis) e sobre os navios ou embarcações (características, licenciamentos, etc), que vigorará a partir de 1 de janeiro de 2021.

Ler Mais

Fotografia de Miguel Lourenço

Interdição da pesca da sardinha até ao final do ano

A pesca da sardinha está novamente interdita, com qualquer arte e em todas as circunstâncias, a partir de hoje, sábado dia 10 de outubro. As perspectivas para 2021 dependerão da avaliação feita no final deste ano sobre o estado do recurso. O setor da pesca fala em injustiça e incongruência, face aos dados científicos existentes que têm vindo a ser divulgados, e que apontam para a recuperação do stock.

Ler Mais

Fotografia da obra de João Braz d’Oliveira, Narrativas Navais [Sec.XIX] ed.1970, Ministério da Marinha n.3 e 4 – uma das obras referenciadas no Livro “Memórias Navais”

Memórias Navais

A Editora Náutica Nacional, da Revista de Marinha, está a preparar uma obra que reúne diversos textos, desde o início do século XIX até à atualidade, abordando situações passadas a bordo de navios de guerra, ou mercantes, ou de alguma forma ligadas ao mar. A compilação dos textos é da autoria de João Freire, sociólogo e Professor Emérito do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

Ler Mais