Mútua dos Pescadores: Cooperativa de Seguros Portuguesa

A Mútua é a primeira e única cooperativa de seguros portuguesa (desde 2004), que celebrou, em 2012, 70 anos de história, enquanto Mútua de Seguros. À experiência mutualista no sector das pescas que acumulou durante décadas – representando mais de 70% da sua carteira de prémios - juntou-se a partir de 2000, a intervenção noutras atividades do cluster do mar, como a náutica de recreio, marítimo turística, pesca desportiva e mergulho. Em 2006 o sector cooperativo e social tornou-se numa nova aposta.

Revista Marés

A Marés é a revista de distribuição gratuita da Mútua dos Pescadores, espaço aberto de informação, reportagem e debate de opinião, ao serviço do cluster do mar e da economia social desde 1986.

LER MAIS

Pés no Terreno
Plano de Reforço da Ação Cooperativa da Mútua dos Pescadores

Desde o início de 2016 que o Conselho de Administração da Mútua está a por em prática um plano de dinamização cooperativa que visa fortalecer a ligação dos cooperadores e segurados à sua cooperativa. Junte-se a nós!

SAIBA MAIS

Para consultar o calendário de eventos e iniciativas clique aqui!


MARÉS 80!

Esta edição traz como tema de fundo a VALORIZAÇÃO DAS PESCAS. Desafiaram-se os grupos parlamentares para nos trazerem as suas reflexões sobre os problemas e potencialidades do setor, nomeadamente no subsetor da pesca da sardinha que uma vez mais enfrenta pesados condicionamentos. Também a Direção da Mútua presta o seu testemunho sobre esta temática. Trazemos ainda um testemunho de Ricardo Santos, da Sesibal, identificando alguns dos problemas que assolam o setor; um artigo acutilante sobre a problemática da formação marítima, pelo Cte. Miguel Cândido. Valorizar é também evocar boas práticas e foi isso que fizemos com duas experiências da zona Sul de projetos promovidos pelas associações do setor: em Sesimbra o Cabaz do Peixe e em Sines, a produção de conservas com a “Secreta Tradição em Sines”. Por fim, trazemos o testemunho de Paulo José Encantado, mestre e armador de Sesimbra, para quem a pesca é uma atividade de futuro!

Ler Mais