2017 está a terminar, e com ele sai também a última edição da Marés do ano!

Neste número lançamos a campanha para promoção do seguro de marítimo-pesca da Mútua, campanha que tem como objetivo alertar para as vantagens sociais e económicas do seguro das embarcações de pesca profissional, que não obstante não ser obrigatório, é do mais elementar bom senso para quem trabalha no mar. Encerramos neste número o 75.º aniversário da Mútua dos Pescadores, percorrendo as iniciativas realizadas no Funchal e Setúbal, e o encerramento em Vila do Conde. A Marés termina também nesta edição a sua história de 30 anos de existência, (com o último artigo desta cronologia) trazendo as edições até aos dias de hoje.


Os destaques de capa vão para a Pesca e os seus resultados desde 2010, numa análise feita pelo Conselho de Administração da Mútua e para o Congresso Nacional da Economia Social, em artigo de José Luís Cabrita, do Conselho de Administração da Mútua e membro da CONFECOOP.

Da Pesca chamamos atenção para a situação da pesca da Sardinha que preocupa armadores e pescadores, com artigos do CA da Mútua, da Federação dos Sindicatos da Pesca e da Associação Nacional das Organização de Produtores do setor.
Trazemos ainda um artigo de Miguel Gaspar, do IPMA, sobre a sustentabilidade da pequena pesca e o contributo dos GAL Pesca; e artigo a quatro mãos, de Jerónimo Viana, Administrador da Mútua e Maria do Céu Baptista, Consultora Cultural da Mútua, sobre a arte xávega em Espinho, fruto de uma conversa com dois pescadores e um vendedor de peixe.

Das restantes rubricas o nosso destaque vai para os colaboradores que contribuíram com o seu saber e experiência nas mais diversas áreas temáticas, enumerando-os aqui por ordem de entrada: na seção Notícias, artigo da Associação Ilhas em Rede – Associação de Mulheres na Pesca nos Açores, que a pretexto da apresentação dos seus órgãos sociais percorrem a sua história de quase 10 anos de existência, pela visibilidade das mulheres da pesca, e da SCUPA – Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense, que apresenta na Marés o seu novo corpo de órgãos sociais, que dará continuidade ao trabalho da inestimável Direção cessante, a quem aproveitamos para saudar, na pessoa de José Maria. Na seção Segurança Marítima, destaque para o testemunho de Jerónimo Viana sobre um episódio que viveu de salvamento marítimo de um camarada seu e do inquérito de “Autoavaliação da exposição a fatores de risco de acidente na pesca” da responsabilidade da CPASHM, que se publica na íntegra apelando, uma vez, ao seu preenchimento pelos profissionais do setor. Na seção Observatório trazemos pela primeira vez um artigo de opinião sobre os Incêndios que assolaram o país em junho e outubro de 2017, publicando excertos de uma Carta Aberta aos órgãos de soberania, da autoria das investigadoras, Zabelin S. I. e Natalia N. S. com tradução e revisão de Maria do Céu Baptista. Na seção Recursos Marinhos, trazemos um artigo histórico sobre a apanha do sargaço no Concelho de Vila do Conde entre os séculos XVII e XIX, de Ana Laranja, investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto/CIIMAR e do geógrafo e dirigente da Mútua do Conselho Regional dos Açores, Henrique Ramos, que continua a alertar para o problema do Lixo do Mar (continuando o tema que trouxe na edição anterior). E finalmente o Professor Álvaro Garrido que no seu Mar Livre, nos traz a parte final do tema da Gestão do Risco e Responsabilidade Social nas Mútuas da Pesca, (talvez a mais esperada!) sobre a Mútua dos Pescadores! (não haverá melhor forma de encerrar as comemorações do nosso 75.º aniversário!)

Da atividade seguradora, para além da Campanha em curso, realçamos a continuação da Escola de Seguros, que edição após edição esclarece e alerta para as suas especificidades, na óptica do consumidor.

Da atividade da Mútua destacamos a Campanha da Direção da Mútua Pés no Terreno que se projeta já para 2018, na rubrica Ação Cooperativa, e no espaço Da Mútua apresenta-se o primeiro Plano Plurianual da Mútua para 2018-2020, respondendo às exigências do Regulador; sustentando-se também na reflexão que o Grupo Mútua levou a cabo nas suas Jornadas Técnicas, em Vila do Conde, em artigo também na mesma seção.

Na mesma seção que encerra a Revista, apresentamos o Livro “O Portel Novo de D. João Peres de Aboim”, do colega António Janeiro, historiador local, e damos as Boas Festas a todos os nossos leitores, inspirados na bonita imagem que escolhemos para saudar o novo ano, o farol da Nazaré, da autoria de João Delgado.

Não esquecemos o tema da Arte e Cultura, mais pontual na Marés, mas que aqui trazemos com toda a justiça, com artigo sobre Raul Brandão, no ano em que se comemora o 150º aniversário do seu nascimento. Merece também a nossa atenção a exposição da querida amiga da Mútua, Stella Maris, em mais uma exposição coletiva de pintores argentinos, em que evoca as comunidades piscatórias de Portugal, no seu trabalho e nos seus rituais.

Por fim homenageamos Valentino da Silva Benjamim, Presidente da Assembleia geral da Associação dos Pescadores Graciosenses e da Cooperativa Piscatória Açoreana CRL, falecido este ano, pela mão do dirigente da Mútua Açoriano e Presidente da mesma Associação de Pescadores, Lázaro Silva. Através dele manifestamos também a nossa solidariedade para com aquele dirigente e associado da Mútua muito querido localmente.

… e agora é folhear a Revista e começar já a pensar como pode contribuir com o que sabe e acha importante partilhar com a imensa comunidade Mútua!

Revista na íntegra aqui

Print Friendly, PDF & Email