Pequena embarcação com três pescadores a bordo, encalhou sábado, dia 30 de abril, junto à ilha de Santa Maria, arquipélago dos Açores, quando estava à pesca do chicharro, peixe que serve de isco para a pesca do atum, atividade principal a que se dedicam.
De acordo com fontes locais e imprensa, o alerta foi dado pelo tripulante que foi resgatado cerca das 18h00 do dia 30 de abril, pela embarcação de pesca Santo Onofre, e que foi recolhido mais tarde pela Polícia Marítima para a Vila do Porto, “encontrando-se bem de saúde”. O Centro de Coordenação e Buscas de Ponta Delgada, está a coordenar as buscas.
De acordo com as fontes citadas (ver em baixo as ligações) desde sábado foram ativados para o local meios da Marinha, da Autoridade Marítima Nacional, da Força Aérea Portuguesa, da Sociedade Anónima Portos dos Açores e do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, e desde o dia 1 de maio, também participam nas buscas embarcações de pesca, um navio mercante das ilhas Marshall e um navio de cruzeiro hanseático.
O pescador que foi resgatado envergava o colete salva-vidas.
A Mútua, seguradora desta tripulação, está naturalmente a acompanhar o caso com preocupação.
As buscas terminaram no dia 6 de maio.
Notícias sobre o acidente:
https://www.facebook.com/watch/?v=1396291964129936
https://www.acorianooriental.pt/noticia/buscas-por-dois-pescadores-desaparecidos-nos-acores-continuam-diz-marinha-338492
https://www.dnoticias.pt/2022/4/30/308777-marinha-coordena-accao-de-busca-e-salvamento-por-dois-pescadores-desaparecidos-nos-acores/