Calendário de eventos e iniciativas

< 2017 >
Abril
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
Dom
Março
Março
Março
Março
Março
1
2
3
4
5
  • Nauticampo 2017
    09:00 -18:00
    05/04/2017-09/04/2017

    FIL Feira Internacional de Lisboa

    Rua do Bojador – Parque das Nações, Lisboa (Portugal)

6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
  • O NAZARÉ-MARÉS de MAIO 2017
    Dia inteiro
    22/04/2017-11/06/2017

    De 22 de Abril a 11 de Junho, Nazaré (vários locais)

    Evento que ocorre na Nazaré, de 22 de Abril a 11 de Junho, coordenado por um Grupo de Trabalho constituído por: Casa do Adro-Associação Cultural, Biblioteca da Nazaré – Coletividade Popular, Município da Nazaré, Docapesca, Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré, Externato Dom Fuas Roupinho, ACISN-Associação Comercial, Galateia-edição e produção cultural, Industrial e de Serviços da Nazaré, Mútua dos Pescadores, Liga dos Amigos da Nazaré, APLM – Associação Portuguesa de Lixo Marinho, Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, Projeto Maria da Nazaré – Carapau Seco, Casas do Quico, Agrupamento de Escolas de S. Mamede de Infesta e Rui Gerardo.

    Nesta primeira edição as iniciativas apresentadas e integradas no Nazaré-Marés de Maio 2017 estão subdivididas pelas seguintes áreas: Cientificas e de Sensibilização Ambiental – Proteção dos Oceanos e Linhas Costeiras; Culturais – Artísticas e Literárias; Desportivas; Turísticas e Gastronómicas; Comunidade Escolar.

    A Mútua dos Pescadores terá a responsabilidade de dinamizar uma aula-aberta sobre a Economia Social e o Mar, na Escola Profissional da Nazaré. A sensibilização e difusão desta forma alternativa de intervir na Economia junto do público escolar, é o grande objetivo da iniciativa. Intervirão, representantes de diferentes instituições da Economia Social do concelho da Nazaré.

    Em parceria com o Museu Dr. Joaquim Manso e com as Casas do Quico, a Mútua está envolvida na organização do “Festa de Filmes do Mar” integrada nesta primeira edição do Nazaré Marés de Maio.

     

23
24
25
26
27
28
29
  • Entre monstros do desconhecido e o gigante Adamastor
    16:00 -19:00
    29/04/2017

    Exposição “Oceano-Mar é Vida” chega à Ericeira
    29 de abril, Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, Ericeira

    Uma viagem pela epopeia marítima, pela poesia de Pessoa, pelo Fado, mas também pelos reflexos do mundo submarino, é o que a exposição colectiva “Oceano-Mar é Vida” da Tertúlia de Arte da Associação David Melgueiro propõe no próximo dia 29 de Abril na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, Ericeira.

    A coleção de obras lança o desafio para quem quiser navegar entre monstros do desconhecido e o gigante Adamastor, no constante movimento das vagas e das espumas contra os rochedos, aos abismos onde regurgita a vida que se transforma e adapta. Ao mesmo tempo lança um grito de alarme para o flagelo da agressão a que são submetidos os Oceanos, sem esquecer os fenómenos extremos que emergem como tsunamis, tempestades e o desaparecimento dos gelos das altas latitudes.

    O evento terá início às 16h30, com a apresentação do projeto David Melgueiro/Expedição Marborealis pelo Comandante e Presidente da Associação David Melgueiro, José Mesquita. Em seguida será proferida a palestra “Os Oceanos e o clima do Planeta” pelo Prof. Roberto Gamboa da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do IPLeiria. Depois será o Prof. Dr. António Pascoal, do Instituto Superior Técnico, que partilhará o seu conhecimento sobre “A Robótica marinha: ferramenta para o estudo dos Oceanos”. E antes da inauguração da exposição “Oceano – Mar é Vida” da Tertúlia de Arte, o escultor Carlos Oliveira irá explicar que ligação tem ao projeto David Melgueiro / Expedição Marborealis com a palestra “A Tertúlia de Arte e a Exposição Oceano-MAR é VIDA”.

30