TOMADA DE POSSE DOS NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS

Fundação Cidade de Lisboa, 7 de abril

No dia 26 de março os cooperadores da Mútua mobilizaram-se para eleger a equipa que estará à frente dos destinos da Cooperativa nos próximos 4 anos, para o mandato de 2017 a 2020.

Apresentou-se uma lista às eleições – a Lista A, com o mote “Tanto Mar – O Mesmo Rumo”. Como mandatários Joaquim José Mota, Presidente do Conselho Fiscal no anterior mandato e antigo Presidente da Mútua da Sardinha, e António Zózimo, antigo Diretor Financeiro da Mútua. Uma lista de continuidade, com alguns elementos que transitaram do mandato anterior, mas também com novos elementos, oriundos das várias atividades marítimas e comunidades ribeirinhas, muitos dirigentes associativos locais, com mais tradição na Mútua, e de outros setores de atividade ligados ao setor cooperativo e social.

Nos cadernos eleitorais estavam inscritos 4.949 cooperadores, e 933 votaram validamente na Lista A.

Oriundos das 36 localidades ribeirinhas em que funcionaram as mesas de voto – nas dependências da Mútua do Continente e Ilhas, bem como nas associações e lotas de todo o país marítimo. Um esforço de trabalho que vale sempre a pena, não fosse esta uma instituição financeira de cariz mutualista e verdadeiramente democrático, em que um homem vale mesmo um voto, seja qual for o capital investido na cooperativa.

No dia 7 de abril cumpriu-se o ritual da Tomada de Posse dos novos órgãos nacionais, e adotámos a Fundação Cidade de Lisboa para o feito, que nos acolheu com todo o seu brio. Foram cerca de 75 pessoas que se juntaram para celebrar este importante momento para a Mútua, entre dirigentes eleitos, trabalhadores e colaboradores do Grupo Mútua, cooperadores e convidados.

O Coro do Grupo Mútua abrilhantou a cerimónia e os trabalhos prosseguiram com a mesa da assembleia geral cessante (Carlos Espadinha, Vice presidente e Frederico Pereira, Secretário) a dar posse aos novos órgãos. Um a um foram chamados para assinarem o Livro oficial, abraçados por grandes ovações da plateia: da Mesa da Assembleia geral, Frederico Fernandes Pereira, Carlos Alberto Espadinha e António José Casmarrinha (Presidente, Vice-Presidente e Secretário respetivamente); do Conselho de Administração, Álvaro José Bota Guia, Arsénio Marques Caetano, Filipe Manuel Santos Dias Marques, Jerónimo Gomes Viana, João Paulo Quinzico Delgado, José Luis Cabrita, José Manuel Jerónimo Teixeira (os efetivos), Emanuel Borges Cardoso e Gualberto Costa Rita (suplentes); do Conselho Fiscal, Maria Fernanda Pereira Gonçalves Lacerda (Presidente), José Joaquim Salvado Mesquita (Vogal) e José António Fernandes; da Comissão de Avaliação e Vencimento, Rui Manuel Barbosa Coelho e Campos e José Marcelino Correia Castanheira.

Os membros que não puderam estar presentes tomarão posse posteriormente. Quanto aos membros dos restantes órgãos – dos Conselhos Regionais (Norte, Centro, Sul, Algarve, Madeira e Açores) e do Conselho Nacional, (este formado por inerência pelos membros da Assembleia Geral, por onze membros eleitos dos órgãos regionais e pelo representante dos trabalhadores já eleito diretamente pelos trabalhadores da Mútua, Marta Pita) – tomarão posse até ao final de maio, depois de serem convocados os respetivos órgãos pelo Conselho de Administração.

No final a nova Mesa da Assembleia geral iniciou os trabalhos chamando a intervir José António Bombas Amador, presidente do CA cessante que fez o balanço do mandato, João Delgado, em representação da nova Administração que apresentou resumidamente o programa da Lista para os próximos 4 anos. Não poderíamos deixar de ouvir também os nossos convidados de sempre, as entidades que regulam, fiscalizam a nossa atividade seguradora e cooperativa, e que, justo dizê-lo, sempre nos trataram com imensa consideração: o Presidente da CASES, Eduardo Graça, da ASF, José Figueiredo Almaça, e ainda, numa presença que muito honra, Cristina Rosa, em representação do Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, que sempre acompanhou de perto a nossa atividade.

A Cerimónia terminou com uma fotografia de grupo nas belas escadarias exteriores e com um merecido repasto coletivo!

Notícia mais completa pode ser lida na próxima Marés a sair brevemente.

Membros do novo Conselho de Administração tomam posse

 

Grupo

Grupo