Categoria: Outras notícias

Evocando o Dia Nacional do Mar de 2016

boteleaocarimboCom os nossos especiais agradecimentos ao Almirante José Bastos Saldanha, Presidente da Secção de Geografia dos Oceanos da Sociedade de Geografia de Lisboa, aqui evocamos o Dia Nacional do Mar, com a disponibilização de um artigo por si enviado sobre estas importantes comemorações que a SGL leva a cabo ano após ano, em cooperação com outras entidades. Este ano as comemorações foram realizadas em Lisboa, na sede da SGL e em Esposende, tal como notícia que demos conta oportunamente neste site.

Artigo na íntegra

 

“A um mar de distância”

Homenagem aos pescadores do bacalhau

aummardedistancia

“A um mar de distância” nasce do encontro de Abel Coentrão, jornalista e argumentista do filme, com Pedro Magano, realizador e também argumentista do filme, quando ambos encetavam uma pesquisa sobre os pescadores do bacalhau durante o Estado Novo. Uma pesquisa que nasce na história familiar de cada um deles, com antepassados pescadores do bacalhau nos Grandes Bancos da Terra Nova: Abel Coentrão, das Caxinas e Pedro Magano, de Ílhavo.

Ler Mais

Jornada comemorativa do Dia Nacional do Mar de 2016 | 16 e 19 de novembro

sgl-cmesposendeA Jornada do Dia Nacional do Mar cumpre-se ano após ano, dando corpo à Resolução do Conselho de Ministros n.º 83/98 de 26 de fevereiro, que institucionalizou o dia 16 de novembro como Dia do Mar, data de entrada em vigor em 1994 da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar; tem recebido a designação de Dia Nacional do Mar para distinguir o seu carácter luso de outros eventos similares, tais como, o Dia Europeu do Mar, o Dia dos Oceanos e o Dia Mundial do Mar.

Ler Mais