Categoria: Outras notícias

Entre monstros do desconhecido e o gigante Adamastor

Exposição “Oceano-Mar é Vida” chega à Ericeira
29 de abril, Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, Ericeira

Uma viagem pela epopeia marítima, pela poesia de Pessoa, pelo Fado, mas também pelos reflexos do mundo submarino, é o que a exposição colectiva “Oceano-Mar é Vida” da Tertúlia de Arte da Associação David Melgueiro propõe no próximo dia 29 de Abril na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, Ericeira.

Ler Mais

O NAZARÉ-MARÉS de MAIO 2017

De 22 de Abril a 11 de Junho, Nazaré (vários locais)

Evento que ocorre na Nazaré, de 22 de Abril a 11 de Junho, coordenado por um Grupo de Trabalho constituído por: Casa do Adro-Associação Cultural, Biblioteca da Nazaré – Coletividade Popular, Município da Nazaré, Docapesca, Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré, Externato Dom Fuas Roupinho, ACISN-Associação Comercial, Galateia-edição e produção cultural, Industrial e de Serviços da Nazaré, Mútua dos Pescadores, Liga dos Amigos da Nazaré, APLM – Associação Portuguesa de Lixo Marinho, Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, Projeto Maria da Nazaré – Carapau Seco, Casas do Quico, Agrupamento de Escolas de S. Mamede de Infesta e Rui Gerardo.

Ler Mais

Tertúlia e leitura encenada d’Os pescadores, de Raul Brandão

Auditório Conde de Ferreira, Sesimbra, 12 de março

No dia em que se comemoram os 150 anos do escritor, será apresentado o trabalho de pesquisa que está a ser realizado no âmbito do espetáculo de teatro-documentário “Pelos que andam sobre as águas do mar” nas comunidades piscatórias de Sesimbra, Nazaré, Setúbal, Montijo, Olhão e Ílhavo.

Ler Mais

Evocando o Dia Nacional do Mar de 2016

boteleaocarimboCom os nossos especiais agradecimentos ao Almirante José Bastos Saldanha, Presidente da Secção de Geografia dos Oceanos da Sociedade de Geografia de Lisboa, aqui evocamos o Dia Nacional do Mar, com a disponibilização de um artigo por si enviado sobre estas importantes comemorações que a SGL leva a cabo ano após ano, em cooperação com outras entidades. Este ano as comemorações foram realizadas em Lisboa, na sede da SGL e em Esposende, tal como notícia que demos conta oportunamente neste site.

Artigo na íntegra

 

“A um mar de distância”

Homenagem aos pescadores do bacalhau

aummardedistancia

“A um mar de distância” nasce do encontro de Abel Coentrão, jornalista e argumentista do filme, com Pedro Magano, realizador e também argumentista do filme, quando ambos encetavam uma pesquisa sobre os pescadores do bacalhau durante o Estado Novo. Uma pesquisa que nasce na história familiar de cada um deles, com antepassados pescadores do bacalhau nos Grandes Bancos da Terra Nova: Abel Coentrão, das Caxinas e Pedro Magano, de Ílhavo.

Ler Mais